Loulé | Festival “InterMEDio” marca regresso das Músicas do Mundo ao Centro Histórico

0
237
FestivalInterMedio

De 23 a 29 de agosto, a Câmara Municipal de Loulé apresenta interMEDio, um evento especial e de edição limitada focado na world music, que pretende fazer a ligação entre o período pré-pandémico e o que se espera que venha a ser o Festival MED quando o mundo regressar em pleno à normalidade.

O retomar da atividade económica e social, em particular as novas medidas mais permissíveis de desconfinamento em vigor desde este domingo, tornam possível a realização desta iniciativa que, de certo, permitirá ao público saciar algumas das necessidades culturais sentidas nos últimos 2 anos, mas também, para os fiéis seguidores do MED, trará novas experiências e vivências musicais únicas, fruto da constante novidade em termos dos projetos artísticos que aqui surgem.

O recinto será limitado, mas enquadrado naquele que é o território do MED e na sua ambiência – o casco histórico da cidade de Loulé, com uma forte presença de elementos do espaço mediterrânico. No entanto, dadas as restrições definidas ao nível da lotação, apenas o Palco Cerca, um dos habituais 10 palcos do festival, receberá espetáculos. Os lugares serão sentados e, durante as 7 noites de programação, estão previstos 2 concertos por noite.

A multiculturalidade musical volta a ser nota dominante e no cartaz do interMEDio, entre os 14 artistas, serão 9 os países representados. Além do espaço para a música nacional e os novos projetos, também as sonoridades originárias de vários cantos do mundo, desde as raízes tradicionais até aos ritmos e fusões mais inovadores, estarão presentes.

Para o diretor desta iniciativa, Carlos Carmo, “o interMEDio será uma excelente forma de retomar a atividade cultural e de animação em larga escala no concelho de Loulé, mas já com os olhos postos no futuro e no reposicionamento que se pretende para o Festival MED”. “Temos novas ideias e conceitos que queremos implementar nas próximas edições, mas, naturalmente, iremos manter o ADN do Festival MED e os pilares que têm feito deste um dos maiores festivais de world music da Europa”, sublinha.

Já o presidente da Autarquia de Loulé, Vítor Aleixo, salienta a importância deste evento intercalar para a recuperação e dinamização da economia local num momento particularmente difícil para os empresários: “É com alegria que anunciamos o Festival interMEDio e com ele um regresso aos grandes eventos, num formato mais restrito e intimista, mas que será um começo promissor e uma boa notícia para todos os envolvidos, não só na atividade cultural, mas também para os agentes do nosso tecido económico. Durante uma semana a cidade irá ganhar uma nova vida, ainda distante do que era antes da pandemia, mas já com uma dinâmica que ajudará aos negócios. Importa dizer que tudo isto é feito com consciência de que a COVID-19 ainda representa uma ameaça e, como tal, todas as condições de segurança sanitária estarão devidamente acauteladas”.

O cartaz do interMEDio será divulgado nos próximos dias, sendo que os bilhetes estarão à venda nessa altura. Todas as novidades do evento poderão ser acompanhadas no Facebook do Festival MED.

GAP da CM LouléFestivalInterMedio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui