DRCAlg | DiVaM promove Ateliers de Criação e Experimentação Artística para a comunidade na Ermida de Guadalupe

0
226
ErmidaGuadalupe

No âmbito do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Raposeira /Vila do Bispo) irá acolher, de 17 de agosto a 11 de setembro, o projeto “Em Campo | No Longe | No Perto”, uma iniciativa da CAMA – Associação Cultural.

Em Campo | No Longe | No Perto” é um projeto de integração da comunidade em processos criativos, que normalmente são de difícil acesso em áreas periféricas, desmistificando o papel do artista no contexto social e profissional. Tem como base o convite a artistas e outros colaboradores na partilha de processos criativos ou do pensamento e reflexão sobre práticas artísticas com a comunidade.

Serão desenvolvidos quatro ateliers de criação e experimentação artística, com uma curadoria composta por quatro artistas, que atuam em áreas distintas. A participação é gratuita, mas limitada a 10 participantes por atelier/atividade, sendo possível a inscrição em mais do que uma atividade. As inscrições estão abertas até dia 12 de agosto, pelo formulário https://forms.gle/6aTXkBcxbcHmdd8y7O horário de cada atelier será de terça a sexta, das 14h30 às 17h30, e ao sábado, das 10h30 às 12h30.

De 17 a 21 de agosto, realiza-se o atelier “HOME: práticas de dramaturgia e media”, por Mariana Ferreira. A proposta da artista é que cada participante tenha a experiência de criar um objeto artístico a partir de algumas das ferramentas que costuma utilizar no seu trabalho, em particular a tecnologia e a memória/biografia.

O segundo atelier, por Beatriz Marques Dias, terá lugar de 24 a 28 de agosto, e tem como tema “Transmissão: arte e feminismo”.

A partir dos livros: As Mulheres e os Homens e Como pode ser a democracia, da Editora Orfeu Negro, a artista pretende desenvolver uma oficina de corpo e movimento, em relação direta com a comunidade, fluindo em sessões de reflexão e de propostas a partir dos conteúdos dos livros com o grupo de trabalho.

“Para Lá do Esquecimento: coreografias sonoras e visuais”, por Daniel Matos, é o tema do atelier que decorre de 31 de agosto a 4 de setembro.
Este atelier procurará, em conjunto com vários participantes da comunidade local, de diferentes faixas etárias, reunir diálogos e partilhas de desejos, medos e sonhos, através da prática da gravação e manipulação de som, vídeo e luz, aplicando a prática coreográfica.

O quarto e último atelier, da responsabilidade de Joana Flor Duarte, tem como tema “Suspensos: práticas de escrita criativa” e realiza-se de 7 a 11 de setembro.

Este atelier de escrita criativa para famílias, pretende desenvolver um estudo naquilo que é a escrita a várias mãos e como este exercício abre possibilidades na troca de perspetivas diferentes sobre a mesma temática.

No dia 11 de setembro, está prevista a realização de um Open Room, com a apresentação dos trabalhos realizados com a comunidade.

Para mais informações contacte: [email protected] ou pelos telefones 910463630 / 963 579 289.

A 8º edição do programa cultural DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – tem como tema “Património, Comunidade e Inclusão”.

O programa está disponível em www.cultalg.pt

DRCAlgErmidaGuadalupe

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.