Silves | Júri do Prémio Nacional João de Deus visita Silves

0
391
JuriPremioJoaoDeus

A Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, recebeu a visita dos membros do júri do Prémio Nacional João de Deus, José António Gomes, Violante Magalhães e Catherine Dumas, nos dias 14 e 15 de agosto. Nesta que foi a primeira reunião de trabalho, os jurados estabeleceram o seu primeiro contacto com as 82 obras literárias concorrentes, as quais serão alvo de apreciação nos próximos meses e cujo trabalho vencedor será divulgado a 8 de Janeiro de 2022.

A par da visita, à terra natal de João de Deus, a agenda dos jurados foi preenchida com a visita às freguesias de São Bartolomeu de Messines e Silves, nomeadamente a Casa Museu João de Deus, o Museu do Traje e das Tradições, o Museu Municipal de Arqueologia, e os monumentos: Igreja Matriz de São Bartolomeu de Messines, Cruz de Portugal e Castelo de Silves, locais onde tiveram a oportunidade de desfrutar da paisagem circundante da cidade outrora capital do Algarve mourisco. 

Os membros do júri percorreram ainda as ruas decoradas com os adereços habitualmente utilizados nas edições da Feira Medieval e assistiram ao espetáculo, as noites do Al –Andalus no Castelo de Silves, incluído na iniciativa Silves Medieval.

Ao instituir o Prémio Nacional João de Deus, o Município de Silves «pretende honrar a memória deste insigne escritor nascido em São Bartolomeu de Messines, cuja obra representa um património da mais elevada importância para a cultura nacional e regional, sendo motivo de orgulho para todos os silvenses, assim como distinguir e divulgar a criação literária de autores com obra publicada em língua portuguesa».

GRP do Mun SilvesJuriPremioJoaoDeus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui