O Cantaloupe Café, nos Mercados de Olhão, vai apresentar no próximo dia 29 de Agosto, domingo as 18h45 o espetáculo: Cuarteto Fuerte
Formado em 2017 em Sevilha por Juan Miguel Martín, Cuarteto Fuerte concentra algumas das figuras mais proeminentes do jazz andaluz contemporâneo. Depois de um primeiro álbum homónimo (Titanical Records, 2019), onde Martín contou com a colaboração dos músicos Gustavo Domínguez, Álvaro Vieito e Nacho Megina, Cuarteto Fuerte regressa com Últimeit, cuja gravação ao vivo com microfones ambientais capta o som puro e energético da nova formação que apresenta.
Ao lado de Juan Miguel Martín (baixo), conhecido por seu trabalho com artistas como Martin Andersen, Leandro Perpiñán ou Malheur, encontramos Bernardo Parrilla (sax alto), Javier Ortí (sax tenor) e Fernando Caro (bateria), músicos de larga formação, versatilidade e experiência que têm colaborado em projetos com Perico Sambeat, a Real Orquesta Sinfónica de Sevilla (sob a direção de Ennio Morricone), Estrella Morente ou a Andalucia Big Band.
O som evoluído das canções mostra as múltiplas influências do combo, que vão do free jazz (“Excrecence ofidence”) ou do jazz latino mais dissonante (“Bolivarian Borbones”) ao soul psicodélico (“Il Giardino delle Delizie”). A escuta intensa entre os músicos é a chave para uma performance visceral e emocional (“Sedimentos de pena”), onde o carácter experimental das composições originais se expressa de forma acessível e próxima.
A capa é obra da artista plástica María José Gallardo. Ultimeit é a última edição da Sentencia Records, onde Cuarteto Fuerte passa a fazer parte do heterogêneo catálogo da gravadora ao lado de nomes como Sputnik Trio, Orthodox, Niño de Elche, Dead Neanderthals ou Larsen C & The Millennials. “As composições de Juan M. Martin dispensam concessões à galeria, sem serem hostis, articuladas de forma coerente, mas também autônoma. Ao mesmo tempo, o quarteto canaliza a aliança eterna entre partitura e improvisação com intensidade e dinamismo” (Salvador Catalán, Diario de Sevilla ) “Cuarteto Fuerte combina múltiplas referências e equilíbrios entre o Jazz mais moderno e a vasta tradição que o nutre, seguindo a intenção de Martín de partir de um quadro composicional metódico, para depois fazer voar a escrita nas partituras com as intuições e espontaneidade de suas performances gravadas ao vivo “(Miquel Tuset Mallol, Jazz Club De Nit) SELLING KEYS: segundo álbum do quarteto sevilhano que reproduz música nova e criativa composta e instigada pelo baixista Juan M. Martín.
Estilo: jazz contemporáneo.
Juan Miguel Martín bajo
Bernardo Parrilla saxo alto
Javier Ortí saxo tenor
Fernando Caro batería
Lotação reduzida. Respeito do guia de boas práticas, validado pela Direção Geral de Saúde
Reservas pelo tel.: 289 704 397
Cantaloupe Café