Albufeira | Exposição “Pax.03 – Conversas, Boatos & Cochichos”

0
263
ExposicaoPAX

Na próxima sexta-feira, dia 3 de setembro, a Galeria de Arte Pintor Samora Barros, na baixa de Albufeira, acolhe a exposição “Pax.03 – Conversas, Boatos & Cochichos/Conversations, Rumors & Whispers”, de Débora Pax. A exposição de pintura, que vai estar patente ao público até dia 28 de setembro, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. A Galeria encerra aos sábados, domingos e feriados.

 “Da arte de comunicar seriamente, ao mundo dos boatos e à repercussão dos cochichos, vai um quase-nada… (Ou um quase-tudo!)” é desta forma que Débora Pax retrata a  sua exposição “Pax.03 – Conversas, Boatos & Cochichos/Conversations, Rumors & Whispers” em que propõe um conjunto de “…narrações visuais” sobre o tema.

Débora Pax é a insígnia da Patrimonióloga Débora de Andrade Macedo, nascida a 7 de Janeiro de 1980, oriunda de Santa Maria da Feira e Artista Plástica, formada em Ciências Históricas – Ramo Património, e Pós-graduada em Património Artístico e Conservação.

A pintura começou a fazer parte da sua vida ainda na adolescência. Frequentou o Curso de Pintura, entre 1995 e 1999, no Centro de Arte de S. João da Madeira, participando em exposições anuais, coletivas, organizadas pela instituição, até entrar na Universidade Portucalense (no Porto), onde mais tarde realizou a sua primeira exposição individual, dedicada à temática “História” e inserida nas comemorações do Dia de Portugal – 10 de Junho (2001).

Redescobriu a paixão pelo desenho quando frequentou o Curso de Desenho, naquele Centro, em 2011, o que lhe permitiu criar, posteriormente, uma linha de desenho muito própria e apresentar uma maior versatilidade artística.

Autora representada em Portugal, Estados Unidos, Finlândia, Brasil, Itália (onde expôs em 2013) e Noruega, foi convidada a integrar a “Exposição Colectiva Itinerante – 70 Cavaquinhos 70 Artistas”, organizada pela Associação Cultural Museu Cavaquinho, do músico, Júlio Pereira. Em 2018 produziu a exposição individual de grande sucesso, intitulada Pax.01, que esteve patente na Galeria da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira e havia sido selecionada para integrar a programação de Santa Maria da Feira – V Capital da Cultura do Eixo Atlântico e, cumulativamente, encerrar as comemorações dos 120 anos do jornal semanário Correio da Feira.No ano de 2019, a Exposição “PAX.02 – O Voo da Pax”, que teve lugar na ‘Galeria de Arte Pintor Samora Barros’, em Albufeira (com especial destaque no periódico Turismo de Portugal – Região do Algarve), Débora Pax manteve o fio-condutor na senda da apresentação de diferentes estórias propostas em desafiantes cenários produzidos nas áreas de Colagem, Desenho e Pintura. Durante o ano de 2020 foi responsável pela conceção e acompanhamento dos vitrais da Igreja da Misericórdia de Santa Maria da Feira (Monumento de estilo Barroco e classificado com Património de Interesse Público). As obras representam S. Francisco, S. Nicolau e o Espírito Santo e integram o Projecto Misere (Recuperação e Reabilitação da Igreja da Santa Casa da Misericórdia da Feira).

DCRP da CM AlbufeiraExposicaoPAXExposicaoPAX1ExposicaoPAX2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.