Apresentação das Listas da Candidatura do PSD/SBA – por Um Futuro Para Todos

0
319
PSDJoaquimSarmento

“A candidatura do PSD/SBA – por Um Futuro Para Todos – apresentou as listas da candidatura com mais de 200 pessoas presentes e muitos a assistir online”

Na passada sexta, dia 27 de agosto, no Museu do Trajo de São Brás de Alportel, a candidatura do PSD São Brás de Alportel “Por Um Futuro Para Todos”, apresentou formalmente as suas listas aos diferentes órgãos autárquicos.

Bruno Sousa Costa, candidato à Autarquia, Fabiano Rodrigues, candidato à Assembleia Municipal, e Cesaltina Conceição, candidata à Junta de Freguesia, apresentaram as suas listas num evento livre e aberto a todos os São-Brasenses, com as devidas medidas de segurança. Mais de 200 pessoas assistiram presencialmente ao evento, que teve lugar no Museu do Traje em São Brás de Alportel e, para além dos presentes no local, o evento foi transmitido também em direto nas redes sociais da candidatura.

A apresentação começou com a intervenção do Mandatário de Campanha, Rui Eusébio, que salientou e elogiou a presença de todos, argumentando que cada presença “é prova da credibilidade, da força, da representatividade desta candidatura e da necessidade de mudança.”

Seguidamente, David Santos, atual presidente do PSD Algarve e anterior Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, fez uma intervenção onde apelou para que a população São-Brasense esteja atenta à discussão pública sobre o Plano Diretor Municipal: “a população de São Brás de Alportel deve estar, em primeiro lugar, atenta a este facto, e em segundo, no período da discussão pública deve participar”. Pelas funções desempenhadas na CCDR, David Santos alertou para a atitude apática do atual executivo em relação à revisão do PDM, e elogiou o bom trabalho da comissão política do PSD de São Brás de Alportel em contrariar as decisões do atual executivo.

Posteriormente sucedeu-se a apresentação dos candidatos à Assembleia de Freguesia, que terminou com o discurso da Cabeça de Lista, Cesaltina Conceição. A candidata procurou na sua intervenção evidenciar a importância da separação das funções da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia já que, como declarou, “muitas vezes se confundem as competências da Câmara Municipal, com as da Junta de Freguesia”. Durante o seu discurso expressou a sua vontade de promover iniciativas de modo a envolver a população com o trabalho da Junta de Freguesia. Frisou ainda que esta candidatura tem um sabor especial, já que este cargo de Presidente da Junta, foi sempre ocupado por homens, e por isso será sempre um desafio honroso poder ser a primeira mulher a desempenhar tal função.

Com o pôr do sol já eminente, o convidado Cristóvão Norte subiu ao palco para prestar as suas palavras de apoio a esta candidatura. O deputado à Assembleia da Republica e candidato à Presidência da Assembleia Municipal de Faro elogiou o trabalho feito por Bruno Sousa Costa e a sua equipa, frisando que o compromisso desta candidatura é São Brás de Alportel: “a sua identidade é São Brás, e aquilo que eles podem fazer por São Brás não é o que vão mostrar na campanha eleitoral, é o que eles têm mostrado com esse compromisso inabalável ao longo dos últimos anos. (…) As provas deles não são o futuro, são o passado e o presente.”

De seguida, procedeu-se à apresentação da lista candidata à Assembleia Municipal, encabeçada pelo candidato Fabiano Rodrigues. O candidato iniciou a sua intervenção enumerando as várias razões que o levaram a candidatar-se, realçando a “tristeza de viver num Concelho fabuloso, mas estar limitado ao ‘sabe bem viver’ e não ter emprego se o mesmo não for criado por nós.” O discurso prosseguiu apontando o trabalho feito, pelo PSD/SBA nos últimos 4 anos, levantando críticas à rigidez demonstrada pelo atual executivo em relação a várias propostas da oposição: “Conseguimos neste mandato levar várias propostas e colocar várias questões pertinentes. Desde o orçamento de 2017 que pedimos que a Taxa Municipal de IMI seja diminuída, já que, desde 2017, esta taxa é das maiores aplicadas no Algarve. Neste orçamento para 2021 finalmente baixaram, talvez por ser ano de eleições.” O discurso de Fabiano Rodrigues ficou marcado também pelos vários elogios ao líder da campanha, Bruno Sousa Costa: “O Bruno motiva qualquer equipa, incentiva faz com que as obras nasçam. Um Bruno que cresceu muito, politicamente, nos últimos 4 anos… Um Senhor Engenheiro Político.”

Posto isto, Fabiano deu lugar ao convidado Joaquim Sarmento, atual presidente do Concelho Estratégico Nacional do PSD, que começou por salientar a importância da oposição no mandato autárquico: “Uma máxima em política que é muito simples, mas muito importante, e é cada vez mais esquecida, nós servimos tão bem as pessoas no poder, como na oposição. (…) Com as nossas propostas e com o nosso trabalho, procuramos contribuir o melhor para o nosso território e para as pessoas que nele vivem, é isso que o Bruno demonstrou nestes últimos 4 anos”. O seu discurso ficou marcado também por uma análise detalhada a várias medidas do atual executivo nacional em relação ao Algarve, tecendo ainda alguns apontamentos sobre a dependência dos municípios, governados por executivos socialistas, ao poder político central: “Nos municípios em que o Partido Socialista é poder durante muitos anos, e aqui é poder há 32, a dependência dos serviços públicos, a dependência da Câmara e das outras instituições que orbitam à volta da Câmara é muito elevada(…) Quando nós olhamos para os pequenos municípios e, sobretudo, os que são governados pelo PSD durante algum tempo, vemos exatamente o oposto. Vemos que esses municípios crescem; atraem investimento; atraem empresas; indústria e que esses municípios são capazes de gerar atividade económica privada e reduzir a tal dependência.”

Para fechar o evento, seguiu-se a apresentação da lista candidata à Câmara Municipal, que terminou com o discurso do líder da candidatura, Bruno Sousa Costa, candidato à presidência da Câmara Municipal. Durante o seu discurso, o candidato caracterizou o projeto político como um “projeto de renovação e alternância política”, que assenta em valores inerentes ao partido por ele representado, o Partido Social Democrata: “justiça, liberdade e solidariedade, que aposta no reconhecimento do mérito e na capacidade de afirmação pessoal e social”. Para além de exaltar cada candidato, em função das suas capacidades pessoais, profissionais, assim como as suas motivações, o candidato destacou que este projeto político “estará sempre em sintonia com os São-Brasenses, é para isso que aqui estamos, é para isso que aqui queremos estar, para servir e não para sermos servidos. Estamos aqui para lutar por São Brás de Alportel porque a nossa terra é o nosso verdadeiro partido. Estamos por amor à nossa terra!” Foi também, no seguimento do seu discurso, que Bruno Sousa Costa desvendou algumas das propostas que integram o seu projeto autárquico, entre elas: “a construção de habitação a custos acessíveis para quem não tem possibilidades de ter uma casa própria; um espelho de água permanente no parque da Fonte Férrea; execução de um grande jardim urbano e expansão do Jardim da Verbena; um novo “Quarteirão Cultural” com um Auditório, um Salão de Ensaios para nossos Ranchos, Banda Filarmónica e com salas de formação; criação de um novo Parque Empresarial com novo Estaleiro Municipal, Centro de Ciência e Tecnologia e no espaço para um futuro Quartel de Bombeiros; Espaço Multiusos, um Novo Estádio Municipal com pista de atletismo, construção de campos de Padel e requalificação do polidesportivo e de uma nova cobertura com respetiva consolidação da zona desportiva municipal, entre outros projetos”;.

O candidato finalizou o seu discurso, apelando a todos os São-Brasenses que deem um voto de confiança a esta candidatura, prometendo que: “Connosco podem ter uma única certeza, ninguém ficará para trás, porque esta candidatura tem um único objetivo, criar oportunidades para todos, criar um futuro melhor para todos, aqui no nosso Centro do Universo, aqui em São Brás de Alportel.”

PSD SBA PSDJoaquimSarmentoPSDRuiEusebioPSDCesaltinaConceicaoPSDCristovaoNortePSDBrunoSousaCostaPSDDavidSantosPSDFabianoRodriguesPSDPublicoSBA

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui