A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai promover o 2º Congresso de Psico-Oncologia entre os dias 7 e 9 de outubro de 2021, num regime misto (presencial no dia 7 e virtual nos dias 8 e 9 de outubro).
O 2º Congresso de Psico-Oncologia vai contar com um painel de oradores nacionais e internacionais, que vão promover uma reflexão e debate sobre aspetos específicos da intervenção da psico-oncologia ao longo da trajetória da doença (desde o diagnóstico aos cuidados paliativos ou sobrevivência) bem como os obstáculos inerentes a essa intervenção no contexto da pandemia por COVID-19 e seu impacto em doentes, cuidadores e profissionais de saúde.
O Congresso científico destina-se a psicólogos e profissionais de saúde (Enfermagem; Oncologia e Psiquiatria) e outros profissionais dedicados à área da Psico-Oncologia, que poderão assistir, mediante inscrição, às várias sessões e workshops.
O primeiro dia do congresso – 7 de outubro – será dedicado à realização de 4 workshops pré-congresso, em formato presencial, em Coimbra. Os restantes dois dias do Congresso – 8 e 9 de outubro – vão decorrer em formato virtual, focando-se no apoio psico-oncológico nas várias fases da doença: desde a doença ativa, fase paliativa ou de sobrevivência. O impacto da pandemia no doente oncológico e nos profissionais de saúde, do ponto de vista emocional, também estará em destaque no Congresso da LPCC.
Todos os interessados podem fazer a sua inscrição através do site 2º Congresso Psico-Oncologia | Inscrições (2congressopsico.com)
O 2º Congresso de Psico-Oncologia vai ser presidido pelo Prof. Doutor Vítor Rodrigues (Presidente da Direção Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro) e pela Drª Natália Amaral (Coordenadora Nacional da Psico-Oncologia da Liga Portuguesa Contra o Cancro).
Esta iniciativa conta com o apoio do Programa Nacional para a Saúde Mental, entre outras instituições do sector.
Apoio Psico-Oncológico da LPCC
A LPCC tem vindo a dinamizar eventos científicos na área da Psico-Oncologia desde a criação, em 2009, de Unidades de Psico-Oncologia em todo o país, que pretendem a disponibilização de consultas gratuitas ao doente oncológico e sua família/cuidadores, dado o impacto considerável do cancro, quer a nível emocional quer na qualidade de vida.
No ano de 2020 foram acompanhados 1554 utentes no âmbito das Unidades de Psico-Oncologia da LPCC, num total de 9770 consultas, correspondendo a um aumento de cerca de 23% relativamente ao número de consultas realizadas em 2019.
Sobre a LPCC
A Liga Portuguesa Contra o Cancro é uma Associação Cultural e de Serviço Social, privada, declarada de utilidade pública, sem fins lucrativos, que desde 1941 tem como principal objetivo combater o cancro. Tem por base 4 áreas de missão: Apoio ao Doente Oncológico e família, Prevenção Primária, Prevenção Secundária e Investigação e Formação em Oncologia.
LPM