E se as aldeias falassem? Mapas-Natureza cria arquivo com as Histórias de Vida das Gentes do centro de Portugal

0
298
Rostografia1

Se pudesse voltar atrás, não ia para lado nenhum, a não ser para aqui. Até os estrangeiros vêm para aqui“. Benilde Mendes Vaz, 70 anos, habitante de Ferraria de São João é uma das 30 caras que integram a Rostografia do Mapas-Natureza, projecto lançado pela iNature em julho deste ano e que, até outubro, estará a cartografar e documentar as gentes das aldeias do interior centro de Portugal. Retratos a preto e branco acompanhados por textos na primeira pessoa que lançam a debate ideias, projectos e esperanças de crianças, jovens e adultos residentes numa zona onde a beleza natural se preenche com a manutenção de práticas de vida em harmonia com o território. 

A par da Rostografia, que vai, semana a semana, sendo compilada no site, o Mapas-Natureza vai também disponibilizar os quarenta mini-documentários Pessoas-Mapas que abordam as múltiplas formas de habitar os territórios percorridos pelo projecto. Da beleza natural da Pedra da Ferida tão bem defendida por Carlos Zuzarte de Penela, à forma como, em Ferreira de São João, a comunidade se mobilizou para criar um sistema de protecção contra incêndios relatada por Isilda Mendes, passando pela simplicidade com que Jasper e Anthonia, Paul e Alison transformaram desafios profissionais na descoberta de uma nova vida em Portugal, Pessoas-Mapas é, mais do que uma série, um cartão de visita à forma como cada uma das pessoas interage e vive a sua região.

Sustentabilidade, tradiçãomodernidadecidadaniaestratégias para o repovoamento misturam-se no fluir das ideias e opiniões partilhadas por aqueles que, na primeira pessoa, habitam e cuidam um território tantas vezes votado ao esquecimento. Um testemunho que preserva memórias, mas que vive na ebulição de novas chegadas, nas potencialidades de um regresso à terra e na redescoberta de outra qualidade de vida. Um exercício de cidadania activa e a prova de que coexistimos em comunidade.

Até 17 de outubro, o Mapas-Natureza segue também caminho com mais um batalhão de apresentações artísticas em Vouga-Caramulo (3 a 5 de setembro), Serra do Açor (10 a 12 de setembro), Serra D`Aire e Candeeiros (17 a 19 de setembro), Serra da Malcata (1 a 3 de outubro), Vale do Côa (8 a 10 de outubro) e Serra da Gardunha (15 a 17 de outubro). Alinhados estão, entre outros, concertos de Samuel Úria, Catraia, Tó Trips; co-criações inéditas com a Filarmónica Pedroguense, o Grupo de Bombos de Lavacolhos e a Filarmónica da Bendada; instalações artísticas de Tenório, Beatriz Rodrigues e Colectivo Til, assim como caminhadas performativas, actividades infanto-juvenis e conversas.

As rostografias, os minidocumentários e o programa para as próximas semanas pode ser encontrado em detalhe em https://mapas-natureza.pt/
O Mapas Natureza é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do CENTRO2020 – Programa Operacional Regional do Centro.

RFRostografia1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.