A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e a Federação de Ginástica de Portugal (FGP) assinaram esta segunda-feira, na sede da OPP, um protocolo de cooperação institucional. O objetivo é potenciar a melhoria contínua dos atletas e das equipas, contribuindo para a concretização das suas metas e promovendo a excelência, a qualidade de vida e bem-estar dos ginastas.
Entre as diversas acções acordadas neste protocolo, a OPP e a FGP comprometem-se a trabalhar em conjunto em iniciativas no sentido da melhoria da performance desportiva dos ginastas, no estabelecimento de planos de gestão de carreira e na prevenção do abandono da modalidade.
Colaborar na sensibilização e importância da intervenção dos psicólogos no contexto do Desporto, Exercício e Performance, na prevenção e avaliação de riscos psicossociais e na definição técnica de perfis de psicólogos para intervenção psicológica com Ginásticas são ainda outras das iniciativas.
O protocolo visa ainda a colaboração na disponibilização aos psicólogos de Anos Profissionais Juniores (estágios profissionais) de acesso à OPP na FGP.
O documento foi assinado pelo Presidente da Federação de Ginástica de Portugal, Luís Maria Severino Arrais, e pelo Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, pelo Vogal da Direção da OPP Tiago Pereira e pela Presidente da Delegação Regional Sul da OPP Raquel Raimundo.
Existem atualmente mais de 24 mil psicólogos em Portugal.
A Federação de Ginástica de Portugal conta com mais de 15 mil ginastas filiados.
ADBDC