‘Aqua Portimão’ Lança as Sementes para Projeto de Horta Urbana

0
523
HortaUrbana

O Aqua Portimão alia o conhecimento à prática para apresentar à comunidade o seu mais recente projeto que visa debater a importância da alimentação saudável, agricultura biológica, preocupações ambientais e espírito solidário. A Horta Urbana inaugura dia 11 de setembro, às 11h30 através de uma Green Talk e primeira sementeira por um Groower da Noocity. Durante todo o ano vão ser promovidos workshops e iniciativas relacionadas com esta temática.

A problemática da alimentação tem vindo a ganhar força na última década e as hortas urbanas ganharam espaço próprio nas cidades como fontes de recursos para populações mais carenciadas, espaço para desenvolvimento de alimentos saudáveis, lugar de educação ambiental e alimentar para os mais novos, palco de ligação e sentido de comunidade. É neste enquadramento de comunidade e forte compromisso pela sustentabilidade e proteção do ecossistema, que nasce o mais recente projeto do Aqua Portimão, enquadrado no eixo de responsabilidade social Act 4 Good®.

A Horta Urbana é uma parceria com a start-up portuguesa Noocity, focada no desenvolvimento de produtos e serviços inteligentes para a prática da Agricultura Urbana doméstica. Com um conceito de permacultura, estas hortas são capazes de gerar alimentos durante todo o ano, de forma eficiente, ecológica e saudável.

Este espaço de cultivo estará disponível de forma permanente no piso 2, na zona exterior da restauração, de acesso livre para visitar, onde crianças e adultos vão poder assistir ao crescimento das frutas, legumes e vegetais, à colheita e nova sementeira, para além de reforçar a mensagem de que é possível e, cada vez mais necessário, encontrarmos formas de produzir alimentos sustentáveis que permitam alimentar a população de forma nutritiva e cuidar do planeta. Em números:

Área verde produtiva: 9 m2

Produtividade anual de hortícolas: 220 kg

Economia anual de água: 59.000 L *

Redução anual CO2: 460kg

Reciclagem anual de resíduos orgânicos: 180kg

* Por comparação com uma horta tradicional, no solo, da mesma dimensão.

Adicionalmente, o Aqua Portimão vai receber workshops ao longo do ano com o Groower da Noocity para partilhar os seus conhecimentos e envolver o público nesta tendência crescente, para além de desenvolver ações com a população, escolas, instituições locais.   

Preparado para despertar o agricultor urbano que há em si? O Aqua Portimão lança as sementes para este novo projeto e convida todos os aspirantes a iniciarem, ou desenvolverem, os seus conhecimentos nesta área, arregaçarem as mangas e colocarem as mãos na terra.

Companhia SoluçõesHortaUrbana

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.