Albufeira regista uma acentuada descida dos casos ativos de Covid-19 desde a passada quinta-feira, dia 9 de setembro. O Município está convicto que o elevado número de casos que se vinham a registar no concelho não corresponde à realidade, tendo por isso solicitado, por várias vezes, a reapreciação dos dados. Finalmente viu a sua pretensão atendida, no entanto, considera que, mesmo assim, o número de casos ativos ainda é muito elevado, tendo em consideração o número de casos diários e os recuperados.
Consciente da importância da divulgação dos casos de Covid-19 no concelho, o Município de Albufeira tem vindo a publicar diariamente os dados oficiais enviados pela ARS – Administração Regional de Saúde do Algarve nas redes sociais da autarquia.
Na passada quinta-feira, dia 9 de setembro, verificou-se uma descida abrupta dos casos ativos em relação ao dia anterior, os quais passaram de 1125 para 576, o que suscitou a perplexidade de muitas pessoas. Esta tendência, que se tem mantido ao longo dos dias subsequentes, prende-se com a descida acentuada dos casos ativos e dos recuperados.
O Município de Albufeira tem a forte convicção de que o elevado número de casos ativos que tem vindo a ser divulgado relativamente ao concelho não está correto, pelo que solicitou, desde o início, à ARS que analisasse os dados, o que resultou na descida de casos ativos para aproximadamente metade dos valores anunciados no dia 9 de setembro.
No entanto, apesar da correção efetuada, o Município considera que os números ainda são demasiado elevados; isto porque os valores não estão a ser calculados de acordo com a norma 004 atualizada pela DGS – Direção Geral de Saúde, segundo a qual os casos ativos devem ser considerados durante um período de 10 dias após o diagnóstico, a não ser que se mantenham sintomas persistentes, o que acontece numa percentagem relativamente reduzida.
Refira-se que o Município de Albufeira solicitou, por várias vezes, a reapreciação dos dados enviados pela ARS, pretensão que finalmente foi considerada, mas que a autarquia considera que ainda não reflete a situação do concelho.
DCRP da CM Albufeira