L.U.M.E. anuncia Digressão Europeia de Apresentação do novo Disco Las Californias

0
181
LumeLasCalifornias

No ano em que celebra o seu 15.º aniversário, o ensemble de 15 instrumentistas portugueses de jazz e música erudita L.U.M.E. (Lisbon Underground Music Ensemble) lança o terceiro álbum de originais. Las Californias (Ed. Clean Feed, com o apoio da Fundação GDA e da Antena 2) estreia ao vivo no dia 2 de outubro, às 19h00, no CCB, em Lisboa, seguindo-se uma digressão que passa pelo Seixal Jazz a 16 de outubro, pela Casa da Música, no Porto, a 19 de outubro, e pelo Festival Jazz ao Centro, em Coimbra, a 29 de outubro, com o parceiro institucional República Portuguesa – Ministério da Cultura.

A digressão internacional integra alguns dos mais antigos e renomados festivais internacionais de jazz da Europa, como o Vilnius Jazz Festival, na Lituânia, o Skopje Jazz Festival (Macedónia do Norte) e o EFG London Jazz Festival, em Londres, com o apoio da República Portuguesa – Ministério da Cultura e Direcção-Geral das Artes.

Nascido em 2006, L.U.M.E. lançou em outubro de 2010 o seu primeiro álbum, Lisbon Underground Music Ensemble, pela editora JACC Records, com direito a uma segunda edição em setembro de 2013 pela editora holandesa Challenge. Xabregas 10 (2016), o segundo disco da banda, foi lançado pela editora Clean Feed e considerado, pela crítica nacional e internacional, como um dos trabalhos mais originais e desafiantes dos últimos anos. Ao longo dos anos, L.U.M.E. desenvolveu uma carreira nacional e internacional extensa, que inclui passagens por festivais como o Jazz em Agosto da Fundação Calouste Gulbenkian (2014) ou o Guimarães Jazz (2016), o moers festival (2016) e o jazzahead! (2019), na Alemanha, ou o Ljubljana International Jazz Festival (Eslovénia, 2018).

O novo álbum Las Californias revela a efervescência criativa do ensemble que volta a procurar caminhos inesperados e improváveis na tensão constante entre composição e improvisação. Dando continuidade aos álbuns anteriores do grupo, dramatizando e ironizando as práticas e vocabulários que passam pelo jazz, rock ou música erudita, Las Californias está, em simultâneo, impregnado com a sua contemporaneidade. Segundo Marco Barroso, criador e diretor de L.U.M.E., o álbum é “uma espécie de antídoto para o mundo em que hoje vivemos”. O primeiro single, homónimo, foi lançado em junho deste ano com videoclipe realizado por Joana Linda.

Em digressão, o ensemble L.U.M.E. será composto por Marco Barroso no piano, Manuel Luís Cochofel na flauta, Paulo Bernardino no clarinete soprano, João Pedro Silva no saxofone soprano, Tomás Marques no saxofone alto, Gonçalo Prazeres no saxofone tenor, Gabriela Figueiredo no saxofone barítono, Gileno Santana, João Silva e Ricardo Carvalho nos trompetes, Rúben da Luz, Eduardo Lála e Mário Vicente nos trombones, Miguel Amado no baixo elétrico e Vicky Marques na bateria.

Mais informações em aosuldomundo.pt/lume

MEDIAsoundsLumeLasCalifornias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui