Loulé | Cágados Devolvidos à Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola

0
174
CagadosFonteBenemola3

Naquela que é mais uma ação de preservação ambiental e dos ecossistemas no concelho de Loulé, realizou-se na passada semana, na Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola, a libertação de 5 espécimes de cágados (Picasso, Quasimodo, Ramil, Splinter e Switch), recuperados pela equipa do Porto d’ Abrigo do ZOOMARINE, do Centro de Reabilitação de Espécimes Aquáticos, e que foram devolvidos ao meio natural entrando agora numa nova fase da sua vida.

Estes cágados pertencem às duas únicas espécies endémicas de cágados que ocorrem em Portugal – cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa) e cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis) – ambas com estatuto de proteção. Embora o cágado mediterrânico não se encontre ameaçado, a perda de habitat poderá levar a um declínio populacional. Já o cágado-de-carapaça-estriada foi classificado, em Portugal, com o estatuto “em Perigo”, de acordo com o Livro Vermelho de Vertebrados de Portugal (ICN, 2005), merecendo assim especial atenção em termos de medidas de conservação.

De salientar que as principais ameaças para os cágados nativos são a destruição, alteração e poluição do seu habitat, as capturais ilegais com fins comerciais e a introdução de espécies exóticas invasoras em particular da tartaruga-da-Flórida (Trachemys scripta).

Esta ação de devolução foi concertada entre várias entidades nomeadamente o Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Algarve, que sugeriu esta área protegida ao Centro de Reabilitação de Espécimes Aquáticos do ZOOMARINE como local indicado para a sua libertação, e a Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Loulé que acompanhou e apoiou no terreno esta devolução.

Esta ação já não ocorria nesta área protegida há cerca de 10 anos.

GAP da CM LouléCagadosFonteBenemola3CagadosFonte Benemola1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui