ALGFUTURO E CANDIDATURA “UNIDOS POR FARO”: satisfeitos com controlo da pandemia, mas alertando para prevenção, fizeram balanço excecional da Cooperação já Existente; e delinearam Grandes Projetos de futuro, em Consenso Autárquico; entre todos a garantia da água.
- Os Presidentes da ALGFUTURO – União Empresarial do Algarve e da Câmara Municipal de Faro expressaram ontem a sua congratulação pela atual fase de controlo da pandemia, mas salientaram que a população “não deve baixar a guarda”, sendo a máscara um bem essencial que deve fazer parte do “equipamento” obrigatório, para usar em todos os locais onde haja ajuntamentos.
O Encontro deu-se no âmbito da campanha para as eleições autárquicas, do Comunicado emitido pela ALGFUTURO, no dia 2 de setembro, manifestando a sua disponibilidade em reunir com as forças candidatas no Algarve, que desejarem, face ao momento muito delicado que se atravessa na região.
- Pela representatividade plurissectorial da ALGFUTURO, cobrindo todo o Algarve, e liderança natural de Faro como capital do Distrito, José Vitorino e Rogério Bacalhau projetaram-se nos desafios do futuro, mostrando-se confiantes na cooperação, mas muito empenhados nos desafios da diversificação produtiva, da dinamização empresarial inerente, com aproveitamento dos fundos comunitários, internacionalização, aprofundamento das relações Algarve/Andaluzia e ligações às Comunidades Portuguesas, com promoção da região em Portugal e no estrangeiro e componente social.
Em concreto, propõem-se aprofundar o Acordo de Cooperação existente, com o seguinte:
– Primeiro que tudo, a implementação do reforço da Água, com base na Solução Guadiana, já aprovada pelo Sr. Ministro do Ambiente;
– Retomar e apresentar uma grande candidatura para Promoção e Valorização do Algarve, seus produtos e empresários, já preparada no Quadro Comunitário anterior, que mereceu, consenso das principais forças autárquicas e envolvendo mais de uma centena de agentes públicos oficiais e associativos;
– Reforço das relações Algarve/Andaluzia;
– Intensificar a Cooperação nos Cursos da Formação Profissional, promovidos por qualquer entidade;
– E, ainda, reforçar a ação no domínio social, a nível Municipal, Regional e envolvimento nas grandes causas internacionais, do ambiente, direitos humanos, igualdade de género, fome, guerras, etc.
3. Os dirigentes que integravam as delegações das duas entidades, consideraram o balanço do Acordo de Cooperação existente, absolutamente excecional, com notas muito altas para a participação e ação que tiveram: na solução Guadiana de reforço para água a nível regional, aprofundados estudos sobre o Abacate, demonstrando as infundadas campanhas contra a cultura e na Homenagem feita à Seleção Nacional, pela vitória no Campeonato da Europa, e brilho alcançado na Comemoração do IV Aniversário da ALGFUTURO.
4. A ALGFUTURO – União Empresarial do Algarve, mostrou-se convicta que Faro será capaz de gerar grandes dinâmicas, em consenso autárquico, constituindo com a Universidade do Algarve um grande polo dinamizador regional, em cooperação plural.
AlgFuturo