Paderne | Igreja Matriz acolhe Concerto no Âmbito do Primeiro Festival de Harpa do Algarve

0
356
ConcertoHarpa

No próximo dia 1 de outubro, data em que se assinala o Dia Mundial da Música, o Município de Albufeira em parceria com a associação Ideias do Levante, realiza um concerto na Igreja Matriz de Paderne, a partir das 21h00, com a harpista Helena Madeira, evento inserido no âmbito do primeiro Festival de Harpa do Algarve. O concerto, recomendado para maiores de 6 anos, pretende dar a conhecer, não só este instrumento musical, mas também o seu repertório e quem o interpreta. O Festival assume um caráter solidário, sendo que nesta primeira edição irão ser recolhidos donativos a favor da Associação SOS Oncológico.  

Helena Madeira é cantora e harpista residente no Algarve. Licenciou-se em Antropologia e Língua Italiana, iniciou o estudo do canto lírico em 2004, e frequentou, a partir de 2007, o curso de Canto e Harpa no Conservatório Nacional em Lisboa. Apesar de ter passado pela Escola de Jazz do Hot Club, Helena Madeira define-se maioritariamente como uma autodidata numa constante busca de técnicas e influências, explorando o poder terapêutico da música e do movimento.

Foi vocalista da banda de world music MU com quem editou dois álbuns e assumiu a sua carreira a solo, tendo em Fevereiro de 2020 editado já o seu segundo álbum de originais – CENÁRIO DIVERGENTE – que é um regresso às raízes da música portuguesa, onde a harpa se coroou como rainha soberana na composição musical e que serve que nem uma luva a alma musical portuguesa. +info http://helenamadeira.blogspot.com.

Neste concerto em Paderne, a harpista Helena Madeira irá interpretar vários temas populares e religiosos de Alfonso X (1221-1284), D. Dinis (1291-1325), John Newton (1725 – 1807), Teodoro Cottrau (1827 1879), entre outros.

Refira-se que em cada edição do Festival de Harpa do Algarve a organização pretende promover a recolha de donativos destinados a auxiliar instituições sem fins lucrativos da região, na área de apoio social e humano. Nesta primeira edição a recolha de fundos reverte a favor da associação SOS Oncológico, organização que visa apoiar doentes oncológicos e os seus cuidadores.

Mais informações no site do evento em: https://www.algarveharpfestival.info.

O Concerto de Harpa na Igreja Matriz de Paderne é gratuito, com lotação limitada ao número de lugares, e segue todas as recomendações da DGS – Direção Geral de Saúde. É necessário proceder ao levantamento do bilhete/oferta no dia e local do espetáculo, entre as 20h00 e as 20h45, junto à entrada da Igreja.

Para mais informações, ligar para os telefones: 289 599 645 /289 246 948. Não existe serviço de reservas.

DCRP da CM AlbufeiraConcertoHarpa

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui