Ordem dos Arquitetos | Entrega da 1ª edição do Prémio Regional de Arquitetura do Algarve

0
442
PremioRegArquitetura1

A Secção Regional do Algarve da Ordem dos Arquitectos (OASRAlg) assinalou o Dia Mundial da Arquitetura com a entrega de prémios da 1ª edição do Prémio Regional de Arquitetura do Algarve (PRAA) e inauguração da exposição das obras levadas a concurso, em cerimónia realizada no Museu de Portimão.

A celebração do Dia Mundial da Arquitetura, foi instituída pela União Internacional dos Arquitetos em 1985 e desde 1996 ocorre sempre na primeira segunda-feira do mês de outubro.

A cerimónia contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Portimão Drª Isilda Gomes e do Vice Presidente da Comissão Coordenação de Desenvolvimento Regional do Algarve Arq. Paisagista José Pacheco, cujas intervenções se demarcaram na necessidade de um futuro com qualidade, quer ao nível do edificado quer ao nível do planeamento do território.

O Presidente da OASRAlg apresentou toda a disponibilidade da classe profissional e afirma que esta está preparada e ao dispor de todas as entidades para o cumprimento do ambicionado.

Excerto do discurso da cerimonia:

“Neste mês de outubro também se dá início a um novo ciclo político autárquico, onde grande parte da discussão incide sobre a questão económica a que deram o triste termo bélico de “bazuca”, com o qual não nos identificamos, mas reconhecemos a oportunidade para os atuais dirigentes das entidades publicas regionais, no investimento nos parques habitacionais e nos espaços públicos, promovendo mais qualidade nas soluções adotadas, maior sustentabilidade e com responsabilidade ambiental. Não se trata apenas de receber fundos europeus para o plano de recuperação e resiliência, trata-se da oportunidade para os aplicar com consciência das necessidades do agora e do futuro das sociedades, do território, do ecossistema. A Secção Regional do Algarve Ordem dos Arquitectos, convida, incentiva, aconselha veementemente todos os responsáveis políticos, a promoverem concursos para projetos de arquitetura como procedimento generalizado, a fim de promover soluções de qualidade, duradouras e responsáveis perante a sociedade e o planeta. Os concursos de arquitetura estão entre as formas mais eficazes de alcançar a excelência na construção, dando respostas adequadas a cada tipo de programa, porque se baseiam unicamente na qualidade das soluções propostas, focadas nas necessidades específicas de um projeto cuidadosamente definido e fornecendo soluções adaptadas às necessidades dos clientes e do local.

”O Júri do PRAA, constituído pela Arq. Natacha Sabino (presidente do Júri), a Arq. Célia Teixeira (Município de Tavira), a Arq. Monica Franco (Município de Lagos), o Arq. Osvaldo Sousa (jurado convidado) e o Arq. Paisagista Rui Terremoto, deliberou os seguintes resultados:

Candidaturas Premiadas:

Categoria A: Habitação unifamiliar ou bifamiliar

Vencedor Arq. Luís Pereira Miguel e Arq. Filipe Correia – PM-ARQ – Casa em Monchique 

Menção Honrosa

Arq. Francisco Freitas – Atelier Rua – Casa Um – Tavira

Categoria B:

Habitação coletiva

Vencedor Arq. Mário Martins – Edifício Les Jardins – Lagos

Categoria C:

Equipamento, serviços e indústria

Vencedor Arq. Luís Valente – Atelier Rua – Hospedaria – Tavira

Menção Honrosa

Arq. Bruno Oliveira e Arq. Marlene dos Santos – Estúdio ODS Arquitectos – Hostel Conii – Quarteira

Menção Honrosa

Arq. Roberto Ragazzi e Arq. Graça Correia – Correia/Ragazzi Arquitectos – Sede da Sotheby´s International Realty – Carvoeiro, Lagoa

Categoria D:

Património e reabilitação

Vencedor Arq. Mário Martins – Casa Bonança – Lagos

A exposição de todas as candidaturas está patente no átrio principal do Museu de Portimão, até ao próximo dia 17 de outubro. A partir de dia 30 de outubro estará patente nas instalações da Biblioteca Municipal José Mariano Gago em Olhão.

Ordem dos ArquitetosPremioRegArquitetura1PremioRegArquitetura2PremioRegArquitetura3PremioRegArquitetura5PremioRegArquitetura

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui