Loulé vai ter “Outubro Rosa”

0
181
OutubroRosaLoule

O Município de Loulé associa-se à causa da prevenção do cancro da mama e, durante este mês,  irá participar na iniciativa “Outubro Rosa”, promovida pela Liga Portuguesa contra o Cancro e pela Associação Oncológica do Algarve.

Assim, até ao final de outubro, o edifício dos Paços do Concelho estará iluminado à noite com luzes cor-de-rosa para sensibilizar a população para a importância da prevenção do cancro da mama, nomeadamente através do diagnóstico precoce, que passa pelo rastreio e divulgação da informação e formas de apoio à mulher e família.

O movimento “Outubro Rosa” nasceu na década de 90 com o objetivo de mobilizar a sociedade para esta doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Desde então, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área.

Em Portugal, em 2020, cerca de 7000 mulheres foram diagnosticadas com cancro da mama, estimando-se que 1800 tenham morrido com esta doença. Se diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%. A prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para o aumento da sobrevivência e manutenção da qualidade de vida da mulher. 

“A Autarquia apoia uma causa que é fundamental para combater uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. É, pois, de primordial importância que as entidades públicas se aliem a estas iniciativas para, em conjunto com as associações, realizar um trabalho de carácter preventivo que possa mitigar estes números. Para além do ‘Outubro Rosa’ a Câmara Municipal de Loulé organiza, em parceria com a Associação Oncológica do Algarve, a MamaMaratona, cuja 21 ª edição irá decorrer de 10 a 30 de outubro, em formato misto, isto é, de forma presencial e virtual” sublinha Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé.

GAP da CM LouléOutubroRosaLoule

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui