No sentido de promover o envelhecimento ativo, saudável e inclusivo, é lançada na semana do Dia Mundial da Terceira Idade, que se comemora no próximo dia 28 de outubro, uma criação exclusiva de t-shirts dedicadas aos seniores.
A coleção, toda ela num registo positivo e divertido, é composta por um conjunto de 10 mensagens que visam acabar com estereótipos idadistas e estimular uma sociedade mais inclusiva e solidária.
O projeto nasce pela mão da AgeLess Portugal, uma empresa focada na criação de serviços e soluções para pessoas com 55+ anos. Mónica Póvoas, fundadora e responsável da AgeLess Portugal, refere que “existem 4 milhões de portugueses com 55+ anos, mas que esta é uma causa de todos e pela qual devemos vestir a camisola. Neste sentido, a AgeLess Portugal apostou na criação de um conceito divertido e bem-disposto que melhor define a geração platinada e passar assim a sua mensagem através de t-shirts sem género.”
As peças têm um preço unitário de 22€ e podem ser encomendadas através das redes sociais da AgeLess Portugal. 10 por cento das vendas reverterão para o Centro Comunitário da Gafanha do Carmo, em Ílhavo, uma instituição que é o exemplo vivo de que a idade não é obstáculo para se deixar de viver de forma alegre e inclusiva.
Silver Economy
A “Economia prateada” é a atividade económica específica destinada a satisfazer as necessidades e motivações das pessoas seniores, bem como as das suas famílias em resultado da prestação de cuidados. Este é um mercado que tem tendência a duplicar até 2050 e, embora esteja a crescer rapidamente, tem ainda um longo caminho a fazer até atingir a sua maturidade. Em contexto nacional, e nos mais recentes dados disponibilizados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística), verificou-se que a esperança média de vida dos portugueses voltou a aumentar fixando-se nos 81,06 anos. Da população total portuguesa, 4 milhões têm 55 ou mais anos e destes, cerca 2,5 milhões estão inativos.
Importância de um envelhecimento feliz
A ONU (Organização das Nações Unidas) reforça a felicidade como meta mundial e um dos objetivos fundamentais do ser humano. Ao envelhecer, tornamo-nos mais felizes e equilibrados para resolver conflitos e leva a maioria das pessoas à estabilidade emocional e à felicidade. A universidade de Stanford estudou 180 pessoas – entre 1993 e 2005 – e concluiu que os sujeitos “mal-dispostos” já o eram em jovens. Isto reforça o fato de que os comportamentos ranzinzas e rabugentos não estão relacionados com a idade, mas sim com a personalidade. A maioria das pessoas desta faixa etária já fez as pazes com os seus erros e por isto conseguem resolver questões emocionais de uma forma mais tranquila, contribuindo assim para uma sociedade mais equilibrada.
Sobre a AgeLess Portugal
A AgeLess Portugal é uma empresa portuguesa focada nas necessidades e ambições das pessoas com 55 ou mais anos. Com o propósito de proporcionar um envelhecimento saudável, ativo e inclusivo, pretende ajudar marcas e organizações a desenvolver produtos e serviços focados nas necessidades específicas dos seniores (55+), que são totalmente distintas das demais faixas etárias.
Representante exclusiva da Agetech Accelerator – maior rede europeia especializada na inovação para maiores de 55 -, a AgeLess Portugal pretende combater a exclusão destas pessoas, valorizando, capacitando e ajudando-as a serem um ativo nas empresas e na sociedade.
Para obter mais informações sobre a empresa, visite:
facebook.com/agelessportugal.quantomaisvelhomelhor
instagram.com/ageless_portugal
Guess What