Loulé | “SEIVA 2021” Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental

0
358
Seiva2021Loule

Até ao próximo dia 17 de outubro, a Câmara Municipal de Loulé participa na Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental – SEIVA 2021, a convite da Agência Portuguesa do Ambiente, através da Administração da Região Hidrográfica do Algarve.

Sob o tema “Aprender com a Natureza/ Restaurar os Ecossistemas”, as atividades levadas a cabo pelo Município irão contar com a colaboração e envolvimento de parceiros locais, regionais e nacionais, nomeadamente das escolas do concelho, entidades públicas e privadas.

O programa de iniciativas arranca esta terça-feira, dia 12 de outubro, com uma ação de recolha de resíduos e remoção de invasoras na Praia do Ancão, promovida pelo Centro Ambiental de Loulé. As iniciativas do CAL, que incluem ações de voluntariado ambiental e observação de aves, decorrem até dia 15 de outubro e destinam-se ao público escolar e a todos os interessados, com o objetivo de aproximar os seus participantes da natureza e sensibilizá-los para as temáticas do ambiente.

No dia 13 de outubro está prevista a ação de formação online “O papel dos cidadãos na deteção precoce e controlo de invasoras – o caso da erva-das-pampas (Cortaderia selloana)”, dirigida ao público em geral e em particular aos técnicos, decisores, viveiristas, professores e interessados na temática. Esta iniciativa resulta de uma parceria do Município de Loulé com o projeto LIFE Stop Cortaderia, projeto Invasoras.PT, Escola Superior Agrária de Coimbra, Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Centre for Functional Ecology Science for people & the planet, bem como da Agência Portuguesa do Ambiente.

Já no fim de semana, 16 e 17 de outubro, entre as 9h30 e as 12h30, irão desenrolar-se duas ações de voluntariado ambiental tendo em vista a recolha de resíduos, nas Paisagens Protegidas Locais da Fonte Benémola e da Rocha da Pena. O público em geral é convidado a participar nesta iniciativa que se enquadra também no dia comemorativo das Paisagens Protegidas Locais (18 de outubro).

Com a organização da SEIVA pretende-se mobilizar a população do Algarve para a reflexão dos principais desafios do desenvolvimento sustentável e da importância da sua participação nos processos de tomada de decisão, por forma a contribuir para a gestão participada dos recursos e para o aprofundamento de conhecimentos científicos e didáticos dos docentes e de outros agentes de educação para a sustentabilidade.

São ainda objetivos divulgar o trabalho desenvolvido pelas instituições no âmbito da educação e voluntariado ambiental, sensibilizar o público em geral para os problemas ambientais e potenciar a criação de soluções.

O programa tem como principais destinatários as comunidades escolares, em particular os alunos e docentes do ensino básico e secundário, mas também técnicos da administração pública regional e local, empresas, associações empresariais, profissionais, culturais e recreativas, organizações não-governamentais de ambiente, entre outros.

“Os ecossistemas sustentam toda a vida na Terra. Quanto mais saudáveis forem os nossos ecossistemas, mais saudável será o planeta e o seu povo. A Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas visa prevenir, interromper e reverter a degradação dos ecossistemas em todos os continentes e oceanos. Pode ajudar a erradicar a pobreza, combater as mudanças climáticas e prevenir uma extinção em massa.

Só terá sucesso se cada um desempenhar seu papel.” (In https://www.decadeonrestoration.org/pt-br)

GAP da CM LouléSeiva2021Loule

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.