Foi no Dia Mundial da Música, 1 de outubro, que direção da Associação Cultural Música XXI reabriu as portas da sua sede recentemente intervencionada. As obras de renovação, apoiadas pela Câmara Municipal de Faro e pela União de Freguesias da Sé e S. Pedro aumentaram o espaço da sala polivalente, permitindo melhores condições de trabalho e criação para os grupos associados que ensaiam naquele espaço.
Dia 1 de outubro foi também o dia em que, passados 11 anos, os protagonistas do sonho de Sequeira Costa em Faro, puderam voltar a deliciar-se com a sonoridade única retirada das mãos daquele brilhante pianista. Com a audição de um dos Scherzos interpretados no Teatro Municipal de Faro em 2010 os amigos da Associação tiveram acesso a uma gravação de excelente qualidade, captada e editada por Aníbal Madeira e Adriano St Aubyn. No âmbito desta iniciativa, ouvimos a presidente da direção, Ana Cristina Oliveira, que recordou a história da Música XXI e o ímpeto que esteve na origem da Associação, agradecendo aos sócios fundadores, a força e a coragem para erguerem o sonho da criação de uma associação que reúne virtuosos músicos e criadores que deram origem a projetos de qualidade reconhecida a nível nacional, como a Música de Pais para Filhos, as Estórias para Instrumentos, o Festival de Órgão do Algarve e a exposição World Press Photo.
E, não só para recordar, mas, sobretudo, para incentivar a produção de mais eventos, Ana Oliveira apresentou a nova página de internet da Associação, colocando-a simbolicamente disponível a partir daquela noite através do endereço http://acmusicaxxi.pt Desvendando um pouco o véu do próximo grande evento produzido pela associação, Patrícia Neto Martins, diretora artística do Festival de Órgão do Algarve, que conta também com o alto patrocínio da Direção Regional da Cultura do Algarve e das autarquias aderentes, apresentou em 1ª mão a programação deste evento que se irá realizar nos concelhos de Faro, Loulé, Portimão e Tavira, entre os dias 5 e 28 de novembro.