COP26 e o projeto ACCIONAD-ODS contribui com o lançamento de vídeos sobre os ODS 11, 12 e 13

0
79
CimeiraClima1

Começa a Cimeira do Clima 2021: COP26 e o projeto ACCIONAD-ODS contribui com o lançamento de vídeos sobre os ODS 11, 12 e 13. 

Hoje começa a campanha sobre a sensibilização e consciencialização sobre a necessidade territorial de contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 11, 12 e 13, da Agenda 2030 nas Nações Unidas.

Hoje, dia 2 de novembro de 2021, começa a divulgação das “webséries” do projeto ACCIONAD- ODS.

Compostas por quatro episódios e disponível no site oficial do projeto (www.accionadods.com), esta campanha nasce graças ao trabalho conjunto de entidades e organizações da Andaluzia, Algarve, Alentejo e Extremadura.

ACCIONAD-ODS é o projeto que está a ser realizado pela Agência Andaluza de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AACID), a Agência Extremenha de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AEXCID), o Fundo Extremenho Local de Cooperação para o Desenvolvimento (FELCODE), a Associação Fundo Andaluz de Municípios para a Sustentabilidade Internacional (FAMSI), o Instituto Marquês de Vale Flor (IMVF) e a Associação In Loco (IN LOCO), com o cofinanciamento do programa INTERREG V Espanha-Portugal (POCTEP) e de entidades locais parceiras, conforme resolução da segunda convocatória do POCTEP 2014 – 2020, cuja missão é construir uma cultura encaminhada para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 11, 12 e 13 da Agenda 2030 da ONU nas regiões que são objeto do projeto:

  • Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis (ODS11;
  • Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis (ODS12);
  • Adotar medidas para combater as alterações climáticas e os seus impactos (ODS13),

Estas entidades e organizações cooperam de forma transfronteiriça, pondo em ação programas e projetos comuns com carácter inovador para mitigar as ameaças que provoca a mudança climática e a falta de produção e consumo sustentável no sul da península ibéria.

Ao longo desta campanha de sensibilização, cada um dos vídeos pretende despertar a consciência sobre os problemas globais que mais afetam o sul da península, mostrando alguns dos programas e ações que já estão a ser levadas a cabo.

Querem estes vídeos demonstrar igualmente como a cidadania ativa pode contribuir para o cumprimento dos ODS nos locais menos conhecidos do sul da península e como os testemunhos e depoimentos de especialistas, ativistas e cidadãos espanhóis e portugueses sobre a mudança climática podem ser inspiradores e mobilizadores para a opinião pública.

Estes episódios são um meio de consciencialização e de estímulo para que a comunidade se mobilize para a ação.

A necessidade de mitigar a mudança climática, de implementar a produção e consumo responsável e de criar cidades responsáveis é urgente, tal como se comentou na inauguração da COP26.

A parceria do projeto ACCIONAD-ODS está a apoiar as organizações da sociedade civil e as administrações públicas locais para o cumprimento das metas que se pretendem atingir em cada um dos ODS, mas o sul da península depende da unidade de todos para evitar os efeitos dramáticos das alterações climáticas neste território tão vulnerável.

Para acompanhar, difundir e aprender como implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 11, 12 E 13 podem consultar nosso site:

https://www.accionadods.com/webseries/

Associação IN LocoCimeiraClima1CimeiraClima2InterregAccionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui