Évora | Curso de Iniciação à Prova de Vinhos – Evento Solidário

0
187
ProvaVinhos

Curso de Iniciação à Prova de Vinhos é uma iniciativa da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e as receitas revertem a favor dos Escuteiros de Évora.

Marque já na agenda: no próximo sábado, 13 de novembro, entre as 09h30 e as 17h00, a Rota dos Vinhos do Alentejo (Rua 5 de Outubro, nº 88, Évora) abre portas a todos os curiosos que queiram aprender a degustar um dos ex-líbris da região: o vinho. O Curso de Iniciação à Prova de Vinhos vai ser conduzido pelo coordenador da câmara de provadores da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), Luís Pedro Amorim, que garante uma experiência verdadeiramente sensorial a todos os participantes.

A iniciativa tem cariz solidário e vai apoiar o Agrupamento 890 dos Escuteiros de Évora, um grupo com mais de três décadas de existência que tem um papel fundamental na integração de jovens e na criação de dinâmicas inclusivas na comunidade da região alentejana. 

Este curso pretende dotar os participantes de conhecimentos preliminares sobre a análise sensorial de vinhos, explorando desde a fisiologia dos sentidos, aromas e gostos elementares, à harmonização entre vinho e as mais variadas opções gastronómicas.  

Esta é umas das muitas iniciativas inseridas no Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, que tem vindo a desenvolver um trabalho único em Portugal, não só ao nível da promoção de práticas mais sustentáveis ao nível ambiental, como também nas vertentes social e económica, pretendendo gerar impactos sociais positivos nas comunidades envolventes.

A participação no evento está limitada aos primeiros 15 participantes e tem um custo total de €50 que inclui, para além das provas de diferentes tipos de vinhos alentejanos, um almoço regional harmonizado com vinhos da região.  

Inscrições: [email protected] 

SOBRE A COMISSÃO VITIVINÍCOLA REGIONAL ALENTEJANA:

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade.

O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 22,9 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Angola, EUA, Polónia e China.

Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira, o “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”, que tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.

Media TailorsProvaVinhos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui