Decorreu no domingo o primeiro dos workshops “Sabores & Saberes de Odeleite”, uma iniciativa da Junta de Freguesia em colaboração com a Associação Social da Freguesia de Odeleite que pretende preservar a herança imaterial deste território.
A doçaria da época – “Figos Cheios e Estrelas” – deu o mote a este primeiro workshop, estando o segundo já marcado para o dia 5 de dezembro com o tema “Doces de Natal”. Ao mesmo tempo, o “Mercadinho na Aldeia” fazia as delícias de dezenas de visitantes, com grande variedade de doçaria regional, compotas e queijo de cabra artesanal e também produtos hortícolas e artesanato.
No concelho de Castro Marim, as artes e ofícios são ricas e variadas, mas é cada vez mais difícil encontrar quem viva destes mesteres e transmita os segredos da tradição. Foi precisamente com o objetivo de contrariar esta tendência e de reforçar a identidade local que nasceu, há dois anos, a iniciativa dos “Sabores & Saberes de Odeleite”.
Durante a tarde, a Junta de Freguesia de Odeleite promoveu um magusto para celebrar o S. Martinho, com castanhas assadas, jeropiga e muita animação. No dia 11 de novembro, quinta-feira, é a vez da vila de Castro Marim, que acolhe o magusto na Praça 1º de Maio, pelas 16h00, contando ainda com baile animado pelo músico Zé Aníbal a pela atuação do Grupo Etnográfico Amendoeiras em Flor, pelas 20h00.
O Mercadinho na Aldeia e os workshops “Sabores & saberes de Odeleite, bem como o convívio de S. Martinho, são iniciativas organizadas pela Freguesia de Odeleite e Associação Social da Freguesia de Odeleite, apoiadas pela Câmara Municipal de Castro Marim.
GI da CM Castro Marim