Almancil | São Martinho celebrado com oferta de Castanhas e Exposição de Espantalhos

0
423
AlmancilMercado

Quem se deslocar ao Mercado de Produtores de Almancil esta quinta-feira, 11 de novembro, poderá degustar a principal iguaria e símbolo deste Dia de S. Martinho. Numa iniciativa da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Almancil, serão distribuídas gratuitamente castanhas a todos os visitantes que passarem por este espaço localizado junto à ASCA – Associação Social e Cultural de Almancil, e funciona das 8h00 às 13h00.

Não sendo a castanha um produto endógeno do concelho de Loulé, faz parte de muitos outros territórios do país e está bem enraizado nas celebrações do S. Martinho, pelo que esta iniciativa pretende promover junto do público, em particular dos muitos visitantes estrangeiros, algo verdadeiramente genuíno e que faz parte da tradição portuguesa.

Também neste dia, o Mercado de Produtores recebe a Exposição “Espantalhos, os guardiões das nossas hortas e da nossa fruta”. Os bonecos, feitos de roupas velhas e chapéu, em muitos casos recheado com trapos, palha, estopa ou outros materiais, que são colocados no meio de hortas ou outras plantações, simulando a presença do ser humano, com o objetivo de espantar aves e proteger os cultivos, são sem dúvida uma das tradições do mundo rural que perduraram ao longo dos tempos, e serão aqui “resgatados” pela organização do Mercado de Produtores.

O Mercado de Produtores de Almancil, que acontece semanalmente, às quintas-feiras, é uma iniciativa do Município de Loulé, em parceria com a Junta de Freguesia de Almancil, a Infraquinta e a Infralobo, constitui um espaço diferenciado de venda de fruta, legumes e produtos agroalimentares. Destina-se à comercialização da produção local pelos agricultores e transformadores, contribui para a viabilização de cadeias curtas agroalimentares e para estimular a economia de proximidade, reter valor e população no território e simultaneamente aproximar produtores de consumidores, reforçando a autonomia e sustentabilidade das comunidades.

GAP da CM LouléAlmancilMercado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui