DGRM | Navios de Bandeira Portuguesa prestam Socorro a duas embarcações em dificuldade em alto mar

0
428
NaviosPortSocorro1

Dois navios de bandeira portuguesa foram essenciais na prestação de auxilio a pessoas que necessitavam de ajuda em alto mar, tendo ambos cumprido com prontidão e eficácia as suas obrigações de ajuda na salvaguarda da vida no mar.

O primeiro episódio ocorreu na costa oeste dos Estados Unidos, ontem, dia 10 de novembro, cerca das 02:00 horas locais, em que o navio graneleiro “Nordrubicon”, de bandeira portuguesa, foi investido pela Guarda Costeira dos Estados Unidos a prestar assistência e participar nas operações de busca e salvamento a uma embarcação em dificuldades nas proximidades.

Tratou-se de uma situação de incêndio a bordo, tendo o navio de bandeira portuguesa procedido num primeiro momento ao resgate de três pessoas, que já se encontravam a bordo da jangada salva-vidas. depois de terem abandonado a embarcação em chamas, e posteriormente de mais quatro pessoas. Todos os sete ocupantes, que constituíam a tripulação da embarcação em dificuldades, foram recolhidos em segurança a bordo do navio “Nordrubicon”.

O segundo episódio ocorreu na tarde, também de ontem, dia 10 de novembro, na zona sul de Portugal, a cerca de 50 milhas ao sul de Vila Real de Santo António, com o navio de bandeira portuguesa “Perseus” a detetar uma pequena embarcação de madeira com 37 pessoas a bordo e a dar o alerta para as autoridades portuguesas. O navio de bandeira portuguesa prestou o auxílio necessário até à chegada da marinha portuguesa. As 37 pessoas foram resgatadas e levadas em segurança para o Porto de Portimão.

Em ambos os casos, os dois navios com Registo Internacional de Navios da Madeira, eram os mais próximos das embarcações que necessitavam de auxílio. Como era seu dever, ao abrigo da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, prestaram o socorro necessário e todas as 44 pessoas foram resgatadas em segurança.

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) já endereçou os agradecimentos aos dois armadores dos navios, enaltecendo o esforço e as excelentes colaborações tidas com as entidades competentes de socorro no mar.

DGRMNaviosPortSocorro1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui