O Instituto Piaget de Silves associa-se às comemorações do Dia Mundial da Prematuridade com a realização de um colóquio e de um workshop, a decorrer no dia 19 de novembro, no auditório do campus académico.
A iniciativa, dirigida em primeira linha a enfermeiros, estudantes de enfermagem e outros profissionais de saúde, visa sensibilizar os estudantes e restante comunidade académica para a problemática da prematuridade, proporcionando ao mesmo tempo um momento formativo e de partilha interdisciplinar.
O Dia Mundial da Prematuridade, também conhecido como Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade, comemora-se a 17 de novembro. A efeméride é promovida pela EFCNI – European Foundation for the Care of Newborn, uma plataforma criada em abril de 2008, a nível europeu. Constituída por pais e profissionais de saúde, o movimento tem o propósito de dar voz aos recém-nascidos prematuros, bem como às suas famílias.
A data instituída serve, acima de tudo, para aumentar a consciencialização para os nascimentos prematuros, mortes e sequelas devido à prematuridade, bem como para alertar para medidas simples, comprovadas e eficientes que poderiam preveni-los. Um bebé prematuro caracteriza-se pela imaturidade do seu organismo, tornando-o mais vulnerável e sensível a determinados fatores externos, como a luz e o ruído.
O programa de atividades preparado pela Escola Superior de Saúde Jean Piaget em Silves arranca às 8h30, com um workshop com o tema “Suporte Básico de Vida Pediátrico”. Às 11 horas tem o início o colóquio que se prolonga até ao final da tarde, com múltiplas intervenções de profissionais de saúde, três mesas ao longo dia e debates.
Programa
8h30h às 10h45 – Workshop “Suporte Básico de Vida Pediátrico” (Formadores: Enfermeira Ana Cristina Guerreiro e Enfermeiro Diogo Vitorino)
11h00 – Sessão de abertura
11h15 – 1ª Mesa – Moderadora: Enfermeira Denise Pedro
Enfermeiras Ivete Monteiro e Susana Costa – (videoconferência), CHULC-HDE
Enfermeira Catarina Carvalho – “Posicionamento na promoção do desenvolvimento do RNP e/ou RN gravemente doente”, CHUA-Portimão
Enfermeira Ana Sousa SNIPI – “Promoção do Desenvolvimento Infantil na Comunidade”, Equipa Local de Intervenção de Albufeira
12h15 – Debate (1ª mesa)
13h00 – Almoço
14h00 – 2ª Mesa – Moderador: Enfermeiro João Grade
Enfermeira Helena Santos – “Capacitar para Melhor Cuidar: o contributo da literacia em Saúde na transição para a Parentalidade”, CHUA Portimão
Enfermeiro Nuno Ribeiro – “Dinâmica TIP Algarve”, TIP Faro
Enfermeira Tânia Boteta – “Cuidados para o desenvolvimento centrado no bebé e família”, UCIN Faro
Psicóloga Verónica Oliveira – “Nascimento antecipado, cuidado redobrado – Processos Psicoafectivos”, SNIPI Lagos
15h30 – Debate (2ª mesa)
16h15 – Intervalo
16h30 – 3ª Mesa – Moderadora: Enfermeira Ana Costa
Enfermeiro João Grade – “Formação Contínua dos Enfermeiros”, docente e supervisor de EC da ESSJP/Algarve
Enfermeira Denise Pedro – “Orientação/Supervisão de estudantes em neonatologia”, docente e coordenadora de EC na ESSJP/Algarve
17h30 – Debate (3ª mesa)
18h00 – Encerramento – Atuação Xelb Tuna
Sobre o Instituto Piaget
O Instituto Piaget tem consolidado, ao longo dos seus 42 anos de existência, o ensino superior, a investigação e as áreas de intervenção nas comunidades onde tem os seus campi (quatro), através das suas Escolas e Institutos (num total de sete instituições de Ensino Superior em Portugal). O projeto do Instituto Piaget está presente, desde 1999, nos países lusófonos, tais como: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique. Atento aos problemas das comunidades envolventes nos seus polos de atuação, tem vindo a estabelecer medidas de intervenção com instituições da sociedade civil, criando outras entidades — por sua iniciativa — para agilizar as suas ações e estabelecer pontes entre o Instituto Piaget e a comunidade, através de projetos associados. É o caso da ONGD Agência Piaget para o Desenvolvimento, da NucliSol Jean Piaget, e das Edições Piaget, entre outros projetos.
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