Alerta para o Cancro do Pulmão| Segundo testemunho da campanha “Não há dois Pulmões iguais. Não há dois Cancros iguais.”

0
431
CampanhaCancroPulmao

A Pulmonale, Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão, lança hoje, dia 15 de novembro, o segundo vídeo de testemunho da campanha “Não há dois pulmões iguais. Não há dois cancros iguais”. Esta iniciativa, que conta com a participação da embaixadora Helena Costa, apresenta hoje o segundo vídeo, com José Neno, testemunho real de doente de cancro do pulmão.

José Neno conta no seu testemunho que deixou de fumar há 10 anos e nunca teve sintomas da doença, descobriu que tinha cancro ao realizar exames para um outro problema de saúde. Para o próprio, o momento mais difícil foi quando teve conhecimento do diagnóstico, considerando “um choque”. Sempre viveu a doença de uma forma muito positiva, focando-se em viver a sua vida e o seu dia-a-dia da melhor forma possível, aproveitando cada momento, sem sofrer por antecipação. É esta a mensagem que o José Neno deixa no seu discurso final.

Aceda à conversa entre ambos aqui.

No mês de sensibilização do cancro do pulmão, novembro, o objetivo da iniciativa da Pulmonale é destacar a importância da singularidade de cada situação, incluindo as características de cada doente e de cada doença. Globalmente pretende-se salientar que as diferentes situações implicam diferentes necessidades no cuidado ao doente com cancro do pulmão. Com esta campanha, a Pulmonale apela ao envolvimento, informação e participação do doente na jornada da doença, em estreita relação e colaboração com a sua equipa de saúde. Porque existem vários tipos de cancro, com abordagens de diagnóstico e tratamento distintas, diferentes evoluções e prognósticos.

“É importante que todos estejamos informados, sejam doentes, mas também o público em geral. Um das principais objetivos que temos é informar, sensibilizar o população em geral sobre o cancro do pulmão. Alertar para a prevenção e para a importância do diagnóstico precoce, sensibilizar para a singularidade de cada cancro, com necessidades de abordagem de tratamentos diferentes. Apelar ainda para um maior envolvimento e participação do doente na gestão da sua própria doença”, afirma Isabel Magalhães, presidente da Pulmonale.

O cancro do Pulmão é o cancro responsável por 11,6% de todos os casos de cancro. Em 2020, em Portugal, de 5.400 novos diagnósticos desta doença, 4.797 resultaram em mortes.

LPMCampanhaCancroPulmao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui