Lagos | Município promove nova Campanha de Esterilização de Animais de Companhia

0
353
EsterilizacaoAnimais

A Câmara Municipal aprovou ontem as normas da nova campanha de esterilização de animais de companhia (cães e gatos). A iniciativa, que decorre no quadro de uma política de respeito e salvaguarda do bem-estar animal, visa controlar a população de animais errantes, sendo realizada pelo município com a colaboração dos serviços da administração direta do Estado.

Conforme explica Ana Tidy, Médica-Veterinária Municipal, “a esterilização/castração é uma das formas de evitar que animais (principalmente filhotes) sejam abandonados diariamente nas ruas. Mas, além de evitar ninhadas indesejadas, também é uma questão de saúde, uma vez que a castração do animal reduz o risco de problemas de saúde, prolonga a sua vida e proporciona-lhe mais qualidade.”

A campanha agora aprovada destina-se a cães e gatos com mais de 6 meses, cujos titulares sejam residentes no concelho de Lagos, estando limitada a dois animais por agregado familiar e ao número de vagas existentes.

Apesar de ter como destinatários preferenciais os titulares (agregados familiares) em situação socioeconómica desfavorável, que de outra forma não teriam condições financeiras para suportar o custo da esterilização dos seus animais de companhia, esta campanha tem um âmbito mais abrangente, admitindo inscrições sem esse requisito.

As candidaturas abrem já no próximo dia 22 de novembro e decorrem até 22 de dezembro. As cirurgias, por sua vez, serão realizadas até 31 de março do próximo ano, mediante prévia inscrição e marcação.

O procedimento cirúrgico de esterilização dos animais abrangidos é gratuito para os titulares, uma vez que os custos desta campanha serão suportados pela autarquia, que destinou à mesma uma verba de cinco mil euros.

Os interessados deverão apresentar a sua candidatura, através de formulário próprio, junto do Gabinete do Munícipe da Câmara Municipal de Lagos, no Centro de Recolha Oficial de Animais de Lagos (vulgo “Canil/Gatil Municipal”) e através de email para [email protected] acompanhado dos documentos que constam das normas e do folheto de divulgação.

Para facilitar o processo, os formulários irão estar disponíveis, em papel, nas juntas de freguesia do concelho, assim como no website do município (para descarregar).

SC da CM LagosEsterilizacaoAnimais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui