Lagos | José Cortes doa Presépio Animado ao Município

0
346
PresepioLagos1

Dez anos foi o tempo que José Henrique Figueiredo Cortes dedicou à execução manual do seu presépio tradicional. Um trabalho iniciado em 2011 e que, ano após ano, foi recebendo acrescentos com novas figuras e cenas representativas de uma vivência que quis recordar e dar a conhecer às gerações mais novas.

A contabilização das peças fala por si: 275 figuras de personagens variadas, 368 figuras de animais, 38 casinhas, a que se somam moinhos, uma igreja, uma escola, um coreto, uma nora com o burro, carroças puxadas por bois, a apanha da azeitona, o lavrar da terra, as lavadeiras, os serradores, carpinteiros, o barbeiro, o amola-tesouras, o ferreiro, o lenhador, entre outras atividades, algumas das quais já desaparecidas. Tudo isto complementado com engenhosos e complexos mecanismos que dão movimento, luz e até água às figuras e cenas representadas.

A visita ao Presépio de José Cortes é já um ritual das festividades de Natal em Lagos. Para que seja possível dar continuidade a esta tradição, o autor decidiu dar um novo passo na parceria já existente com a autarquia lacobrigense e doar ao município a sua obra, de modo a garantir que o presépio possa continuar a ser exposto e visitado durante a quadra natalícia nos anos vindouros.

A proposta foi presente à última reunião do executivo municipal, que não só aceitou a doação do presépio, que irá reforçar o espólio artístico do município, como aprovou, por unanimidade, um voto de louvor a José Henrique Figueiredo Cortes pelo seu trabalho e dedicação.

O Presépio de José Cortes estará em exposição e visitável no Centro Cultural de Lagos de 2 de dezembro até 6 de janeiro, no horário habitual deste equipamento, integrando o programa das festividades de Natal.

Sugestão: para conhecer melhor o autor do presépio convidamo-lo(a) a ler o artigo sobre José Cortes, publicado na rúbrica “Gente de Cá” da edição n.º 2 – dezembro/2018 da LAGOS – Revista Municipal (páginas 48 e 49), disponível aqui.

SC da CM LagosPresepioLagos1PresepioLagos2PresepioLagos3

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.