Loulé | Município Galardoado por Práticas Sustentáveis no Loulé Design Lab

0
363
LouleODSLocal

No âmbito da Conferência ODSlocal de 2021, que aconteceu esta quarta-feira, 24 de novembro, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, o Município de Loulé foi galardoado com o Prémio ODSlocal na categoria “Práticas Municipais” para os objetivos de desenvolvimento sustentável, através do projeto “Loulé Design Lab”. A Autarquia esteve representada nesta sessão pelo seu presidente, Vítor Aleixo.

Este prémio distingue os melhores conjuntos de boas práticas com impacto relevante na concretização das metas de um ou mais objetivos de desenvolvimento sustentável ao nível de projetos locais, tendo o projeto Loulé Design Lab merecido a distinção entre as 287 boas práticas inseridas na plataforma ODSlocal.

A preocupação com a sustentabilidade é transversal no campo da ação desta incubadora criativa que é um dos pilares do Loulé Criativo, quer nos projetos que acolhe, quer nas ações e colaborações que intermedeia. O Loulé Design Lab promoveu já 12 formações na área do design, sustentabilidade, biodesign e materiais, com cerca de 300 participantes.

Recorde-se que o Loulé Design Lab é um projeto da Câmara Municipal de Loulé que teve início em setembro 2017, com o objetivo apoiar ativamente ideias e projetos na área do design aplicado à cultura local, contando com a sinergia de uma rede alargada de parceiros.

As principais linhas programáticas são o acolhimento e a incubação de criadores em espaços de trabalho partilhado, oficinas partilhadas e sala de exposição; a promoção de projetos de investigação aplicada à produção local; um laboratório de criação e desenvolvimento de produtos; uma rede de oficinas parceiras e uma programação regular com residências artísticas, workshops, conferências e exposições.

Nesta conferência dedicada à sustentabilidade, o Município de Loulé foi ainda distinguido, entre as mais de 60 autarquias presentes na plataforma, com a atribuição do Selo ODSlocal, na categoria de dinâmicas municipais, como resultado do seu desempenho exemplar nos indicadores de referência incluídos neste portal.

Recorde-se que a plataforma ODSlocal (https://odslocal.pt//) foi lançada publicamente no passado dia 11 de novembro de 2020. Trata-se de um portal online dinâmico, de base tecnológica, que permite visualizar e ir acompanhando os progressos e os contributos de cada município em relação ao cumprimento das mestas dos vários objetivos de desenvolvimento sustentável.

Loulé fez parte de um grupo restrito de oito municípios portugueses convidados a participar na fase piloto deste projeto (Bragança, Cascais, Castelo de Vide, Coruche, Loulé, Ceia e Viana do Castelo), coordenado pelo Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em colaboração com o OBSERVA do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, do MARE da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e da empresa 2ADAPT.

O ODSlocal visa estimular um movimento de sustentabilidade local amplo e aberto, com fortes efeitos multiplicadores, que dê destaque aos atores locais e às suas iniciativas e que promova a criação de uma extensa comunidade de agentes de mudança comprometidos com este processo. No contexto pós-pandemia, onde novos desafios e exigências se perfilam, pretende incentivar as boas práticas relacionadas sobretudo com a erradicação da pobreza e criação de uma vida com dignidade e oportunidades para todos, dentro dos limites do planeta.

GAP da CM LouléLouleODSLocal

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui