‘SmartBus Huawei’ chega ao Algarve para Promover Educação e Responsabilidade Digital

0
311
HuaweiSmartBus

Sob o lema “Partilhar sem arriscar”, a Huawei Portugal tem a decorrer o SmartBus, projecto educativo voltado para jovens em idade escolar que, durante um mês, percorre o País de Norte a Sul, com o objectivo de promover, junto de crianças e adolescentes entre os 10 e os 14 anos de idade, a utilização segura e responsável das novas tecnologias.

Depois de ter tido como ponto de partida o Externato Marista, em Lisboa, e já ter passado pelo Grande Porto, Guarda, Viseu, Aveiro, Leiria, Torres Vedras, Cascais e Évora, o SmartBus continua o seu percurso pelo território nacional e chega dia 2 de dezembro, ao Algarve, com a sala de aula móvel da Huawei a receber os alunos da escola EB 2,3 Júdice Fialho, em Portimão, e no dia 3 de Dezembro da EB2,3 Dr. Joaquim Magalhães (AE Tomás Cabreira), em Faro.

Com uma rota que compreende a visita a vários estabelecimentos escolares distribuídos por todo o País, o SmartBus tem as portas abertas para receber crianças, pais e professores, pretendendo contribuir para o aumento da consciencialização sobre o bom uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) através das sessões didáticas ministradas nesta sala de aula móvel da Huawei.

“A Educação é uma das áreas onde mais investimos em Portugal. Através do SmartBus incentivamos boas práticas de ciber-higiene e o desenvolvimento de ambientes digitais seguros e responsáveis. Estes são temas fundamentais não só para os mais novos, directamente abrangindos por esta campanha, mas para a todas as faixas etárias”, refere Diogo Madeira da Silva, Head of Public Affairs & Communications da Huawei em Portugal.

O responsável da Huawei faz também questão de salientar que, tendo em conta a rota alargada que está a ser percorrida pelo SmartBus, “levar a nossa sala de aula móvel a cidades como Portimão e Faro assume-se como obrigatório, sobretudo no sentido de descentralizar este tipo de iniciativas e de levar o conhecimento a todas as geografias do País”. Afinal, acrescenta Diogo Madeira da Silva, “este é o compromisso social de longo prazo da Huawei, especificamente em educação e novas tecnologias”, elementos que, adianta, “estão incorporados no projecto pedagógico que é o SmartBus”.

Huawei contribui para a conscientização da cibersegurança em crianças

De acordo com o relatório EU Kids Online 20201, mais de 80% das crianças entre os nove e os 16 anos utiliza um smartphone para aceder à Internet, enquanto 47% recorre a um PC ou laptop. Quanto a vivências no mundo virtual, importa salientar uma das conclusões deste estudo, nomeadamente o facto de mais de 20% das crianças entre os nove e os 14 anos ter reportado que sofreu más experiências na web, sendo que 44% dos inquiridos procuraram aconselhar-se junto de amigos e 37% falaram com os pais de situações que os deixaram incomodados, e apenas 7% falaram com professores sobre este tipo de situações. Porém, os resultados do relatório EU Kids Online 2020 evidenciam que as crianças e os jovens portugueses associam cada vez menos as situações de risco aos danos que podem decorrer delas.

Nesse contexto, a cibersegurança é um claro desafio para adultos e jovens, pelo que é importante que os adolescentes saibam usar as redes sociais com segurança e que os pais aprendam a utilizar a mesma tecnologia que seus filhos. Ou seja, a educação e a pedagogia são elementos essenciais para conhecer os riscos e as formas de protecção contra qualquer risco cibernético.

Com o projecto SmartBus, a Huawei procura contribuir para a educação dos mais jovens em Portugal, transmitindo os benefícios das TIC para aproveitar ao máximo e evitar os perigos que podem levar ao seu uso inadequado. A iniciativa, que estará activa até ao início do mês de dezembro e inclui uma conferência sobre o tema a levar a cabo na cidade do Porto e que fecha este roadshow nacional, alcançará entre quatro a cinco mil estudantes de duas dezenas de escolas, localizadas em cerca de 20 cidades de Norte a Sul do País.

Formação interativa e colaborativa em sala de aula

As sessões, de caráter formativo mas também lúdico, têm duração de 55 minutos, com 25 pessoas por turma, e incluem dois educadores especializados e experientes, sendo realizadas numa sala de aula escolar simulada no interior do SmartBus, o qual possui inúmeros dispositivos interactivos que servem para desenvolver actividades ou dinâmicas levantadas durante a sessão informativa e didática.

Mesa Táctil: dispositivo no qual é possível encontrar informação útil sobre a Huawei e descobrir quais são os principais perigos da Internet e conselhos práticos para saber como preveni-los/evitá-los.

Surface: acesso aos principais projectos e marcos históricos da Huawei no que se refere a parcerias e ações de responsabilidade social (ex: ICT Academy, Seeds for the Future, ICT Talent Development, entre outros), incluindo conteúdos e vídeos sobre as Huawei Stories (ex: StorySign).

Big Smartphone: acesso a dicas úteis para saber navegar na Internet e usar as redes sociais sem perigo; acesso às redes sociais da Huawei, links e redes dos seus principais parceiros e stakeholders institucionais, sites informativos e de ajuda aos jovens (ex: Linha Alerta/Internet Segura).

Detective Privado: aplicação da Huawei, especificamente desenhada para o projecto SmartBus. Disponibiliza noções básicas sobre o uso responsável das redes sociais em termos de privacidade, além de ensinar a detectar alguns dos perigos mais frequentes.

1Pode consultar o relatório EU Kids Online 2020 aqui.

BCWHuaweiSmartBus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui