Lagos | Câmara aprova a Criação do Concelho Municipal de Ambiente e Alterações Climáticas

0
542
ParqueEolicoLagos

A autarquia lacobrigense vai criar um novo órgão de reflexão e consulta, desta feita para debater temas relevantes em matéria ambiental e no que às alterações climáticas dizem respeito. A proposta foi apresentada na última reunião de câmara e recolheu o consenso de todo o executivo municipal.

Procurando alargar uma prática já instituída no âmbito dos órgãos consultivos de constituição obrigatória, como sejam o Conselho Municipal de Educação, o Conselho Local de Ação Social, o Conselho Municipal da Juventude, entre outros, a Câmara de Lagos irá criar um órgão consultivo para a área do ambiente e das alterações climáticas. O objetivo é fomentar o envolvimento e a participação dos cidadãos, estabelecendo uma estrutura permanente de debate sobre temas relevantes no âmbito do desenvolvimento sustentável do município, da necessária adaptação às alterações climáticas, de um ambiente propício à saúde e bem-estar das pessoas e ao desenvolvimento social e cultural das comunidades.

A operacionalização desta decisão carece da elaboração de um regulamento que determinará a composição e normas de funcionamento do novo órgão consultivo.

Merece referir que o município de Lagos dispõe, desde janeiro de 2019, de um PLANO MUNICIPAL DE ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS DE LAGOS (PMAAC-L), instrumento que permite avaliar e reduzir as vulnerabilidades climáticas deste território, definindo uma estratégia e promovendo medidas de adaptação.

O PMAAC-L está disponível para consulta aqui.

SC da CM LagosParqueEolicoLagos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.