Algarve Reforça Estratégia Regional de Combate à Covid-19 para os próximos meses

0
126
CentroVacinacaoCHUA

O Secretário de Estado Coordenador da situação de Calamidade para a Região do Algarve, Jorge Botelho, reúne esta semana sectorialmente com cada zona de intervenção (Barlavento, Central e Sotavento), envolvendo autarcas, autoridades e serviços de saúde para uma plena articulação com a estrutura regional de Proteção Civil, com vista a desenhar a linha de ação para os próximos meses.

Estão agendadas para hoje e amanhã reuniões com cada um dos setores de intervenção previstos na organização implementada na região, fruto da ativação do Plano de Emergência de Proteção Civil, os quais coincidem com as áreas de influência de cada Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

A primeira reunião de coordenação setorial terá lugar hoje, dia 20 de dezembro, e será dedicada ao setor “ACES Barlavento”, onde participam, além do Presidente da Administração Regional de Saúde, do Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil e da Delegada de Saúde Regional, os Presidentes de Câmara, enquanto autoridades municipais de Proteção Civil, dos concelhos de Aljezur, Lagoa, Lagos, Monchique, Portimão, Silves e Vila do Bispo, a Diretora Executiva do ACES Algarve II – Barlavento e respetivas(os) Delegadas(os) de Saúde territorialmente competentes.

O principal objetivo da jornada de trabalho é, com base num ponto de situação epidemiológico e da evolução previsível, antecipar medidas e ajustar o apoio que tem vindo a ser materializado pelas estruturas de proteção civil aos organismos do Serviço de Nacional de Saúde (SNS) que estão empenhados no combate a esta emergência de saúde pública internacional. Também a vacinação será tema dominante pela importante fase em que se encontra e os desígnios recentemente conhecidos no seu planeamento.

Seguir-se-ão, amanhã, terça-feira, as reuniões setoriais de coordenação do “ACES Central” em que participam os Presidentes de Câmara de Albufeira, Faro, Loulé, Olhão e S. Brás de Alportel e do “ACES Sotavento” que contará com a participação dos Presidentes de Alcoutim, Castro Marim, Tavira e Vila Real de Santo António.

O Posto de Comando Regional (PCReg), instalado no Comando Regional do Algarve da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil foi reativado com a declaração de situação de Calamidade pelo Governo no âmbito da Lei de Bases da Proteção Civil, sendo responsável por acionar os mecanismos e capacidades mobilizáveis no âmbito do sistema de emergência e proteção civil nas suas diferentes dimensões e níveis de atuação, pelo que é fundamental conhecer as necessidades que a evolução da situação epidemiológica na região antevê, pugnando por uma articulação de forma a potenciar os meios e recursos, procurando responder assertivamente às necessidades logísticas e de apoio técnicooperacional aos serviços e autoridades de saúde territorialmente competentes.

Os Municípios do Algarve têm assumido, desde o início da pandemia, um papel preponderante na sustentação das diversas frentes de intervenção da resposta, em apoio direto aos organismos competentes no território regional.

ANEPCCentroVacinacaoCHUACentroVacinacaoPortimaoProtecaoCivilNacional

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui