Todos os anos, entre 21 e 22 de dezembro, o Inverno chega ao hemisfério norte. Este fenómeno astronómico que assinala o dia mais curto do ano inspirou a criação da festa que celebra o cinema no formato mais curto em todo o mundo: «O Dia Mais Curto».
A Agência da Curta Metragem apresenta, este ano, quatro programas distintos, para todas as idades e públicos, com filmes portugueses ou internacionais, que serão exibidos de norte a sul do país, no continente e ilhas.
A Direção Regional do Algarve do IPDJ numa parceria com o Cineclube de Faro associaram-se ao programa de O Dia Mais Curto, com sessões no seu auditório nos dias 19, 20 e 21 de dezembro. Assim, e para finalizar e comemorar a festa da curta metragem, no dia 21 de dezembro, às 18h00 será exibido o programa NOVAS CURTAS PORTUGUESAS, uma seleção de obras Made in Portugal, que percorre todos os géneros cinematográficos, e promete não deixar ninguém indiferente. Às 21h00 serão exibidas “CURTAS ALGARVIAS”, num programa associado, que contará com 21 curtas-metragens dos alunos do curso de licenciatura em Imagem Animada da Escola Superior de Educação e Comunicação da UALG, a ETIC_Algarve apresenta a curta-metragem Sombra de Raquel Martins.
Vamos poder, ainda, assistir ao documentário observacional Tapete Mágico de Henrique Prudêncio da Young South Film Festival | Plutão de Verão, à curta metragem Bairros Alegres de Ana Isabel Soares trazida pelo Cineclube de Faro e para finalizar a noite, 30 Anos e Tantas Histórias Para Contar, um documentário de Miguel Veiga, trazido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.
Mais informações sobre O Dia Mais Curto em: https://www.odiamaiscurto.curtas.pt/#agenda.
A entrada é livre, sendo obrigatório o uso de máscara e a apresentação de certificado digital COVID válido ou teste negativo (antigénio ou PCR com validade de 48h e 72h respetivamente), atestado por entidade competente. Não serão considerados válidos testes feitos no local ou em casa. Os menores de 12 anos estão dispensados desta obrigação.
IPDJ Faro