SB de Alportel | Cabazes Solidários da Consoada aconchegam Natal são-brasense

0
368
CabazSolSBA2

Neste Natal marcado novamente pela pandemia e pela crise, o Cabaz Solidário da Consoada está a chegar a três centenas e meia de lares são-brasenses, integrando neste edição um maior número de famílias, para levar a quem mais precisa, os alimentos para a mesa e a esperança para os corações.

Proporcionar a todos um Natal digno, fraterno e feliz, onde à mesa não falte o pão e a paz, é o objetivo que todos os anos inspira a distribuição do Cabaz Solidário da Consoada a centenas de famílias da comunidade, no âmbito do trabalho de intervenção social que é desenvolvido ao longo do ano junto dos agregados familiares com vulnerabilidades sociais e económicas.

O Cabaz Solidário da Consoada é uma iniciativa promovida, em parceria, pelo Município e pela Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, entidades coordenadoras da Plataforma Local de Ajuda Alimentar, que tem a sua sede na Loja Social de São Brás de Alportel, com a colaboração de todos os parceiros da plataforma – núcleo local da Cáritas, Exército de Salvação, CCD – Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal e Junta de Freguesia e Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel. Neste ano de dificuldades acrescidas por causa da pandemia, a plataforma reforçou a sua dinâmica para chegar a mais famílias, levando mais bens essenciais, ajudando mais crianças e iluminando de esperança e fraternidade esta quadra festiva.

Esta iniciativa solidária integra um conjunto de ações que, ano após ano, constituem o Programa “Natal Solidário”. Além dos alimentos e bens essenciais, as famílias recebem também presentes para os mais pequenos. Uma forma de ajudar os “Pais Natais” que mais precisam a serem mais capazes de fazer as crianças felizes como merecem ser.

Discretamente, aos pais são entregues presentes, adequados às idades e preferências dos seus filhos, para que os seus “sapatinhos” possam ter a merecida surpresa na noite ou manhã de Natal.

Esta ação solidária é possível pelo acolhimento do projeto “Anjinhos de Natal”, possível graças à colaboração empenhada do núcleo local do Exército de Salvação, que conta com a generosidade de um conjunto de grupos algarvios de beneficência social.

A pandemia volta a impedir o tradicional Jantar Solidário de Reis, organizado anualmente pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia, há já uma década, com o apoio de muitas entidades e empresas do concelho, mediante doação de todos os alimentos e com a participação de vários voluntários.

Atendendo a esta limitação, as autarquias mantiveram o espírito da iniciativa e entenderam agradecer a generosidade das empresas locais que têm colaborado ao longo de todos estes anos, através da aquisição direta a alguns estabelecimentos locais os alimentos que compõem, nesta edição, o Cabaz Solidário da Consoada, nomeadamente o setor da doçaria, que foi penalizado durante todo este período, contribuindo também para dar continuidade à estratégia municipal de apoio à economia local.

GI da CM SBACabazSolSBA2CabazSolSBA4CabazSolSBA5CabazSolSBA6CabazSolSBA3

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui