DECO: “Foi proibido o corte dos serviços públicos essenciais até 31 de março de 2022?”

0
291
DECOLogotipo

A DECO INFORMA… Sim, foi prorrogada a medida excecional que pretende apoiar os consumidores e garantir o acesso aos serviços públicos essenciais, face às dificuldades no contexto da pandemia provocada pela COVID-19.

Esta medida abrange apenas aqueles consumidores que estejam em situação de desemprego, com quebra de rendimentos do agregado familiar igual ou superior a 20 % ou em caso de infeção pela doença COVID-19.

O que deve fazer se tiver faturas em dívida?

Caso tenha faturas de eletricidade, gás natural, GPL canalizado, água ou telecomunicações em dívida, e se estiver numa das situações acima indicadas, deverá contactar a empresa fornecedora e expor a sua situação, apresentando comprovativos, se exigido. Nestes casos o serviço não poderá ser cortado.

Caso não esteja numa daquelas situações, o serviço poderá ser cortado, embora tenha sempre que ser enviado previamente o aviso de corte e cumprido o respetivo prazo.

Aconselhamos nestes casos que contacte a empresa fornecedora e negoceie um acordo de pagamentos, cujas prestações deverão ser adequadas face aos seus rendimentos atuais.

Regras especiais para o setor das telecomunicações:

Até 31 de março de 2022, os consumidores que se encontrem em situação de desemprego ou com uma quebra de rendimentos do agregado familiar igual ou superior a 20 % face aos rendimentos do mês anterior podem cancelar o contrato com o seu operador de comunicações eletrónicas, sem que lhe possa ser cobrada qualquer penalização ou solicitar a suspensão do contrato de telecomunicações, sem penalizações, retomando-o a 1 de abril de 2022, ou noutra data a acordar com o operador.

Dificuldade em fazer os pagamentos? Podemos ajudá-lo a contactar a empresa com vista a alcançar um plano de pagamentos adequado aos seus rendimentos. Fale connosco através dos nossos contactos.

Se a sua fatura de energia for uma preocupação, o nosso Gabinete de Aconselhamento de Energia pode apresentar-lhe recomendações para que possa gerir melhor os seus consumos de energia, beneficiar de mecanismos de apoio que estejam disponíveis, e dar-lhe dicas para que possa consumir energia de forma mais eficiente.

Pode enviar e-mail para [email protected] para solicitar o apoio.

GPI DECO AlgarveDECOLogotipo

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.