O Conselho Europeu de Investigação (ERC, sigla em inglês) vai atribuir bolsas no valor de cerca de 8,3 milhões de euros a cinco projetos de investigação científica desenvolvidos em instituições de I&D portuguesas.
As bolsas são atribuídas no âmbito do concurso ERC Starting Grants ao abrigo do Horizonte Europa para o período de 2021-2027, com um valor médio de financiamento de 1,5 milhões de euros por bolsa e destinam-se a investigadores em início de carreira para que os mesmos possam constituir as equipas de investigação e desenvolver projetos em todas as áreas do conhecimento.
Em Portugal as bolsas vão ser atribuídas a:
- Manuel Souto, CICECO-Instituto de Materiais da Universidade de Aveiro, química e materiais
- Sérgio Rosa Domingos, Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, química-física e máquinas moleculares
- Susana Soares, LAQV/REQUIMTE da Universidade do Porto, biotecnologia alimentar
- Yonatan Gez, Centro de Estudos Internacionais do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, socio antropologia do desenvolvimento com foco na África Oriental
- Vera Aldeias, Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano da Universidade do Algarve, estudo do passado humano e arqueologia.
Lançados em 2007, os concursos do ERC Starting Grant já atribuíram a Portugal meia centena de bolsas. Na edição deste ano Portugal atingiu um novo máximo no que diz respeito ao número de propostas submetidas, aumentando cerca de 56% face ao número de propostas submetidas no concurso de 2020.
MCTES