2.ª edição ONCOFIT | Investigação na área do Exercício Físico e Cancro em destaque

0
114
Oncofit

Investigadores, médicos e profissionais de saúde de mais de uma dezena de especialidades vão estar reunidos nos dias 18 e 19 de março de 2022 para a 2.ª edição do Symposium ONCOFIT “From Sports Lab to Cancer Clinic” para partilhar conhecimento sobre o exercício físico enquanto tratamento de suporte em Oncologia, baseado na evidência científica. Para debater este tema, cuja investigação se tem intensificado nos últimos anos, são esperados, no Centro de Reabilitação do Norte, do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, especialistas das mais diversas áreas, como do Exercício, Nutrição, Psicologia, Oncologia, Cardiologia, Reabilitação e ainda enfermeiros e fisioterapeutas. 

O Symposium é organizado pela Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO), através do programa ONCOMOVE, que inclui profissionais de diversas áreas para dar resposta à necessidade de cuidados de suporte mais completos e abrangentes, baseados na evidência, na área da Oncologia. 

“A evidência científica mostra-nos que a atividade física e o exercício físico são ótimos aliados da pessoa que vive com e para além da doença oncológica. Já muito se sabe sobre a dose e a intensidade certa de exercício físico nas várias fases da doença. No entanto, em Portugal ainda não existe a translação deste conhecimento para a prática clínica. É um gap que se pretende ajudar a preencher com este simpósio”, explica Ana Joaquim médica oncologista e vice-presidente da AICSO. 

Na sua opinião, os serviços de saúde prestados aos doentes oncológicos estão estruturados ainda “em torno dos tratamentos dirigidos ao cancro, seja a cirurgia, radioterapia, quimioterapia e outros tratamentos médicos, quando se sabe que uma abordagem integrada e centrada na pessoa que vive e sobrevive com o diagnóstico de doença oncológica traz benefícios que estão hoje documentados”.  

Um dos oradores convidados é o professor Lee Jones, investigador do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, nos Estados Unidos, e um dos mais conceituados fisiologistas do exercício do mundo. O especialista será palestrante de uma keynote lecture sobre a translação de ensaios fase 1 para ensaios fase 3 de exercício e cancro. Confirmada está também uma palestra sobre os modelos de integração do exercício na prática clínica e o papel das sociedades científicas, a cargo do professor Nicolas Hart, da Flinders University, (Austrália) e membro da Multinational Association of Supportive Care in Cancer (MASCC), que inclui representantes de 70 países. 

O papel da reabilitação cardíaca na reabilitação oncológica, a importância da suplementação nutricional, incluindo a vitamina D, na função do músculo, e a sua importância na eficácia do exercício físico ao longo da jornada do doente oncológico são outros exemplos de temas que vão estar em destaque na 2.ª edição ONCOFIT.  

“O exercício físico faz parte de todos os programas de reabilitação cardíaca. Sabemos que a saúde cardiovascular do doente oncológico beneficia de exercício físico. No entanto, hoje em dia o exercício físico (ainda) não faz parte integrante dos programas de reabilitação oncológica. O que tentamos com este grande tema é discutir o que a reabilitação oncológica pode ir “beber” à reabilitação cardíaca”, sublinha Ana Joaquim, acrescentando que a médica Ana Abreu, referência nacional e internacional na área da Cardiologia e Reabilitação cardíaca, é uma das moderadoras do evento. 

A vice-presidente da AICSO revela que a última mesa do symposium é dedicada à perspetiva de dois sobreviventes de cancro para os quais o exercício físico teve um papel fundamental numa parte do percurso: Telma Costa (que é também médica oncologista e membro da direção da AICSO) e João da Silva (jornalista e escritor). 

As inscrições já estão abertas AQUI e o prazo para submissão de resumos termina no próximo dia 14 de fevereiro. Os trabalhos aceites serão publicados na revista Motricidade. 

Consulte AQUI programa científico preliminar. 

TROncofit

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui