Mantêm-se ativos todos os Planos Municipais de Emergência e Proteção Civil (PMEPC) do Algarve – Situação Epidemiológica Covid-19, desde 01 de dezembro de 2021.
Mantêm-se ativos o (PONCOV) – Plano de Operações Nacional para o Coronavírus (Covid-19) e o (PORCoV) – Plano de Operações Regional para o Coronavírus (Covid-19).
Bases de Apoio Logístico – Meios de Reforço:
Estão preparadas na Região do Algarve 17 (dezassete) Bases para receber meios de reforço externo.
Zonas de apoio à População:
Estão preparados na Região do Algarve 21 (vinte e um) locais para instalar ZAP para alojamento de emergência de pessoas em isolamento obrigatório ou profilático, com uma capacidade total para albergar 747 pessoas.
Apoio às Unidades de Saúde Pública:
- Núcleos de Apoio às Unidades de Saúde Pública Ativados
De acordo com a nova organização implementada foram operacionalizados, em todos os municípios, um Núcleo de Apoio à Saúde (NAS), com o atual ponto de situação:
- ACES Sotavento: Todos os municípios (Alcoutim, Castro Marim, Tavira e Vila Real de Santo António) encontram-se a operar.
- ACES Central: Albufeira e Loulé a operar; Olhão pronto a operar; Faro e São Brás de Alportel em processo de aprontamento.
- ACES Barlavento: Todos os municípios (Aljezur, Lagoa, Lagos, Monchique, Portimão, Silves e Vila do Bispo) encontram-se a operar.
b) Atividades de Apoio realizadas:
Tarefa Acumulado
- Realização de inquéritos epidemiológicos 19.833
- Seguimento de pessoas em vigilância ativa 19.214
- Vigilância ativa com marcação de segundo teste 2.953
- Envio de declarações de isolamento profilático 15.150
- Seguimento de pessoas positivas Covid-19 7.638
- Contactos para vacinação 2.112
- Agendamento de testes 2.833
c) Descontaminação de espaços e equipamentos:
Sem atividade a registar na presente semana
Apoio à Vacinação:
- Centros de vacinação (CV) ativados (pelas Estruturas Municipais de Proteção Civil)
Foram instalados pelas estruturas municipais de proteção civil e são sustentados logisticamente II centros de vacinação comunitários com capacidade para inocular 5.250 utentes/dia, externos às unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a pedido da ARS do Algarve, com o apoio dos Agentes de Proteção Civil, em especial dos Corpos de Bombeiros da Região.
Nos restantes municípios, nomeadamente: Alcoutim, Aljezur, Castro Maria, Monchique e Vila do Bispo, em que a vacinação ocorre nos respetivos Centros de Saúde, as autarquias que materializam o patamar municipal da proteção civil estão a apoiar o funcionamento, afetando meios e recursos, de acordo com as necessidades especificas em cada localidade.
b) Locais de Testagem excecionais, instalados pelas Estruturas Municipais de Proteção Civil Ações desenvolvidas:
Os Serviços Municipais de Proteção Civil, em parceria com a Autoridade de Saúde e Segurança Social, devidamente adaptadas à realidade territorial de cada concelho, com o apoio dos diversos Agentes de Proteção Civil e demais Entidades Cooperantes, continuam a desenvolver ações de sensibilização e formação.
Transportes:
Foram realizados através de meios próprios dos Corpos de Bombeiros e SMPC da Região, 57 transportes em apoio ao Serviço Nacional de Saúde.
Situação Epidemiológica na Região:
- Novos Casos Confirmados 1.240
- Número de Óbitos (cumulativo desde 06MAR2020 603
- Número de contactos em Vigilância Ativa 4.070
Evolução do número de novos casos confirmados na Região do Algarve – 14 janeiro 2022 Casos Ativos e Recuperados por Concelho na Região do Algarve – 14 janeiro 2022
Todos os pedidos colocados ao sistema de emergência e proteção civil, quer no nível regional, quer no nível municipal, foram satisfeitos em tempo útil.
ANEPC