Bloco quer mais Estruturas de Apoio e Políticas de Emprego para as Pessoas com Deficiência

0
184
BlocoApexa1

José Gusmão defendeu a importância de multiplicar estruturas de apoio  a pessoas com deficiência, que se desenvolvam no espírito do projeto  da vida independente. O candidato do Bloco de Esquerda visitou a APEXA (Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve) em Albufeira e  discutiu com os seus responsáveis a importância dos apoios públicos a  estas estruturas, desde as autarquias até à segurança social.

O trabalho da APEXA abrange hoje 8 concelhos, com estruturas em 4  deles. AIPSS presta apoio a centenas de pessoas com vários tipos de deficiências. Um dos temas em cima da mesa foi a questão do emprego de pessoas com deficiência. Os responsáveis da APEXA sublinharam a importância de complementar as políticas de quotas no emprego com uma formação mais adequada para os empregadores. Essa formação é imprescindível para conseguir a plena integração das pessoas com deficiência no local de  trabalho.

Outro dos assuntos em discussão foi a importância de ter uma política  sistemática de inclusão das associações de pessoas com deficiência nas  decisões das entidades públicas. A auscultação prévia destas organizações pode contribuir para evitar os constantes erros que continuam a ser cometidos desnecessariamente, desde a acessibilidade  até às barreiras culturais e organizativas.

A delegação do Bloco de Esquerda foi composta por José Gusmão e os  candidatos Sandra da Costa e João Varela.

BE AlgarveBlocoApexa1BlocoApexa2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui