Hotmart: O que é a Creator Economy e as 5 dicas para começar

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A Hotmart, empresa global de tecnologia e líder no mercado de produtos digitais, clarifica o conceito de Creator Economy e revela as cinco dicas principais para criar um produto digital.

O desenvolvimento e a utilização massiva das plataformas digitais ao longo dos anos criaram novas profissões, como a de criador de conteúdos. Com a rentabilização da atividade, nasceu uma nova economia: a Creator Economy, ou Economia Criativa. Esta nova economia está relacionada com produtos digitais, como cursos online, e-books, ou podcasts, por exemplo, sobre os mais variados temas.

Através do relacionamento direto com o público e do controlo das suas listas de clientes, estes profissionais conseguem obter um rendimento, transformando a sua audiência em clientes e as suas habilidades em negócios. Esta nova realidade permite aos criadores de conteúdo fazerem aquilo que mais gostam, bem como trabalharem com total autonomia e flexibilidade de horários, a partir de qualquer ponto no mundo.

Se tem algum tipo de habilidade, ou conhecimento, e gostava de o partilhar com outras pessoas, e viver da sua paixão, a Hotmart revela as seis dicas essenciais para iniciar na Creator Economy com um produto digital:

1. Escolha o tema sobre o qual quer falar – O primeiro passo para criar um produto digital é definir o tema sobre o qual quer falar. É essencial que seja um tema que conheça muito bem, pois só assim pode criar algo relevante para o seu público. Caso seja um tema que conhece pouco, vai necessitar de parceiros para desenvolver o produto digital. Por um lado, isso pode reduzir a carga de trabalho, por outro, vai aumentar os gastos de criação. Por isso, pense bem sobre o tema.

2. Determine o formato do produto – Com o tema definido, o próximo passo é escolher o formato do conteúdo. Existem variados formatos, desde podcasts a e-books, cursos, aulas online ao vivo, templates, softwares, etc. No entanto, é preciso ter em conta que o formato mais adequado depende de três fatores: os recursos disponíveis – microfone, sistema de edição, câmera, etc. –; o interesse do público; e a capacidade de adaptação ao tema proposto.

3. Conheça os produtos concorrentes – O terceiro passo é conhecer os produtos concorrentes, fazendo uma espécie de benchmarking. Por haver um produto digital com o mesmo tema que escolheu, não significa que o seu não terá sucesso. Há sempre espaço para inovar. Veja o que os concorrentes fazem bem, os pontos que deve melhorar e, ainda, se há alguma forma diferente de ensinar sobre o mesmo tema. 

4. Defina a sua buyer persona – Ainda nas primeiras etapas, antes de colocar tudo em prática, é preciso conhecer melhor o seu público-alvo: Quem vai consumir seu produto? O que espera essa pessoa? Até quanto está disposta a pagar? Para tal, deve criar uma buyer persona, ou seja, uma pessoa fictícia, que represente quem vai comprar o seu produto. A persona tem nome, idade, género, uma história entre outras informações.

5. Determine o canal de venda – Desde início que deve ter em mente os canais pelos quais vai vender o seu produto. É necessário que seja um canal de confiança e com algum destaque. Além disso, deve ser uma plataforma gratuita e completa para hospedar e vender os seus produtos digitais, de forma a não ter de se preocupar com mais nada além do conteúdo. Na Hotmart, os criadores não pagam mensalidade e pagam apenas a cada venda feita.

Veja também como é possível ganhar dinheiro online e como criar cursos online, entre outras coisas, no blog da Hotmart, e comece a viver da sua paixão.

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