DGRM celebra acordo com CCS – China Classification Society

0
43
AcordoDGRMChina

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) celebrou um acordo com a “China Classification Society” (CCS), uma das maiores classificadoras de navios do mundo, para poder atuar no âmbito da certificação dos navios de bandeira portuguesa.

A CCS faz parte do Top10 mundial das Entidades Classificadoras de Navios, estando reconhecida pela Comissão Europeia para poder celebrar acordos com as Administrações Marítimas dos diferentes Estados Membros, sendo no caso português a DGRM.

Com este acordo a CCS passa, nos termos do Decreto-Lei n.º 13/2012, a poder atuar em nome da Administração Marítima Portuguesa, uma vez que lhe é delegado um conjunto de tarefas estatutárias, permitindo-lhe como Organização Reconhecida (OR) aprovar projetos, realizar inspeções, vistorias e certificação dos navios autorizados a arvorar a bandeira portuguesa, bem como proceder à respetiva emissão dos certificados de segurança e de prevenção da poluição.

A CCS faz também parte do conjunto restrito de classificadoras com melhor performance técnica, pertencentes à “International Association of Classification Societies” (IACS), cuja missão é garantir a boa classificação dos navios no sentido de os manter seguros e amigos do ambiente.

Mais de 90% da tonelagem mundial de carga transportada segue as regras e normas estabelecidas pelas doze Sociedades Membros da IACS para a conceção, construção e manutenção estatutária dos navios, sempre no devido cumprimento das convenções internacionais sobre segurança marítima e prevenção da poluição marinha.

Fundada em 1956, a CCS tem vindo a ganhar relevância no panorama internacional, muito pela ascensão dos estaleiros e armadores chineses, como a COSCO Shipping, pelo que o acordo agora assinado permitirá que a Bandeira Portuguesa acompanhe a evolução do transporte marítimo internacional e diversifique o seu espectro de atuação em novos mercados.

Portugal fica assim com oito acordos com OR’s, todas pertencentes à IACS, a saber: American Bureau of Shipping (ABS); Bureau Veritas (BV); Nippon Kaiji Kyokai (ClassNK); DNV GL, resultante da fusão entre a Det Norske Veritas (DNV) e a Germanischer Lloyd (GL); Lloyd’s Register of Shipping (LR); Registro Italiano Navale (RINA); Korean Register of Shipping (KR); e agora, China Classification Society (CCS).

UnimagemAcordoDGRMChina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui