APAV | Estatísticas APAV – Linha Internet Segura 2021

0
154
EstatisticaAPAV

Assinalando o Dia da Internet Mais Segura, que se celebra a 8 de fevereiro, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima apresenta as Estatísticas APAV | Linha Internet Segura 2021. A Linha Internet Segura presta apoio nas vertentes de denúncia de conteúdos ilegais na internet e de apoio a questões relacionadas com o uso das tecnologias e a vítimas de cibercrime.

Em 2021, ano em que continuámos a ser impactados pela pandemia de COVID-19, a Linha Internet Segura registou um aumento do número de cibercriminalidade online, num total de 1.626 processos, nas duas vertentes: atendimento (helpline) e denúncia (hotline). Este documento apresenta estatísticas específicas relativas aos processos de atendimento e apoio, crimes e outras formas de violência registados, bem como o perfil da vítima de crime.

No ano de 2021 a Linha Internet Segura verificou um grande aumento nos contactos denunciando formas de violências associados à ameaça de partilha de conteúdo íntimo, um total de 134 contactos referentes a situações de sextortion (forma de violência em que a vítima é coagida a enviar mais conteúdo íntimo ou quantias em dinheiro, para evitar que o/a agressor/a envie imagens ou vídeos íntimos seus); acresce o contínuo crescimento da denúncia de conteúdos de abuso sexual de menores e de discurso de ódio online – desde o início da pandemia estas formas de violência são as que mais têm aumentado, quer a nível nacional quer mundial; no que concerne ao material de abuso sexual de menores online, a maior parte continua a ser o material auto-produzido por parte de crianças e jovens, que muitas vezes é conseguido através de manipulação perpetrada por adultos (grooming), sendo depois esse conteúdo comercializado, preocupação partilhada pela Europol no seu mais recente relatório sobre Criminalidade Online (2021), Internet Organised Crime Threat Assessment – IOCTA (2021).

A Linha Internet Segura, gerida pela APAV desde janeiro de 2019, abrange ainda a vertente de sensibilização. Os jovens e a sociedade de uma forma geral, estão agora mais dependentes da tecnologia que nunca. O questionário Riscos Online dos Jovens Portugueses, estudo da Geração Cordão em parceria com a APAV, acaba de revelar os seus dados preliminares: 51% dos jovens inquiridos refere que já foi ofendido ou tratado de uma forma desagradável online; 41% refere já ter visto “muitas vezes” alguém a ser chantageado, com ameaças de publicação na internet de conteúdos seus; e 39% dos/as jovens que assistiram/foram vítimas de violência online não recorreram a ninguém/nenhum serviço de apoio. O questionário vai continuar a estar disponível durante o presente ano letivo, pode dar o seu contributo preenchendo o mesmo através deste link.

A acrescentar aos desafios das novas tecnologias, da revolução tecnológica advém riscos e é esse debate que terá lugar no dia 8 de fevereiro, Com o tema “Tu és Tu online”; o webinar vai trazer para debate questões como inteligência artificial, ética digital, machine learning, manipulação digital, algoritmo e privacidade online. Mais informações aqui.

A Linha Internet Segura está disponível através do número 800 21 90 90 (dias úteis entre as 9h e as 21h) ou do e-mail [email protected]. O apoio é confidencial e gratuito.

Estatísticas APAV | Linha Internet Segura 2021 

Riscos Online dos Jovens Portugueses – resultados preliminares 

APAV

EstatisticaAPAVInternetSeguraAPAV

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui