Inclusão | “I Feira de Projetos Inclusivos”

0
162
ProjetosInclusao2

A inclusão apresenta-se como um direito universal. Como desígnio, transporta na sua essência, a intenção de abarcar todas as pessoas, independentemente da sua aparência, estado ou condição, necessidades, capacidades e limitações. Promovendo a igualdade de oportunidades, combatendo o isolamento, a marginalização, a intolerância e minimizando barreiras.

A inclusão, como ato de incluir e de acrescentar coisas, representa socialmente, um ato de igualdade entre os diferentes indivíduos. No sentido em que insere, aglutina e moderniza consciências, correntes e pensamentos. Deste modo, todos têm o direito de se inteirar e participar nas várias dimensões do seu ambiente de integração – sem sofrer qualquer tipo de discriminação e/ou preconceito.

A I Feira de Projetos Inclusivos pretende ser uma mostra de intenções que combatam a resignação e a inércia. Numa verdadeira exposição de trabalhos, de diferentes locais, contextos e realidades. Feitos com o propósito de incluir e de transpor barreiras, implementados e produzidos para atenuar desigualdades, realizados de pessoas para pessoas, para que sobressaiam e se valorizem qualidades e capacidades.

Ao longo do mês de fevereiro de 2022 iremos semanalmente expor projetos e atividades inclusivas a uma escala global, onde mostraremos como a inclusão é implementada pelo mundo.

Metodologia:

Ao longo do mês de Fevereiro e semanalmente, serão publicados novos posts/artigos (segundas e sextas).

Alguns dos participantes:

CRTIC – Centro de Recursos TIC para a Educação Especial (Faro); Ed Roberts Campus (EUA); Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal; Rotary Clube de Loulé; Portal Clean; Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (Caldas da Rainha); APTO – Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais; Agrupamento de Escolas Gil Eanes (Lagos); Santa Casa da Misericórdia do Porto; Vencer Autismo; Unidade Sócio-Ocupacional – Sorrir M – Casa do Povo de S. Bartolomeu de Messines; ASPAYM Málaga (Espanha); Escola Técnica Profissional da Moita; Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia – (Tavira); ASPROMIN – Asociación Protectora de Personas con Discapacidad Intelectual de la Cuenca Minera (Espanha);  ARCIL – Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã; ACASO – Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão; entre outros…

Visualizem!… Comentem e divulguem!

Organização:

Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita (Loulé)

Saiba mais sobre o Projeto: AQUI

Escolas PJC Cabanita LouléProjetosInclusao2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui