Lagoa | Município integra a Lista da nova Presidência da Rede de Autarquias Participativas

0
42
LagoaPortugalParticipa

Nos passados dias 20 e 22 de dezembro de 2021 decorreu a votação para a eleição da nova Presidência à Rede de Autarquias Participativas – plataforma de colaboração entre Municípios portugueses, que reúne atualmente 54 membros, da qual o Município de Lagoa é membro desde 2018 – sendo que a lista vencedora e única candidata ao processo eleitoral é presidida pelo Município de Valongo, juntamente com Lagoa e os Municípios de Braga, Funchal, Fundão, Guimarães, Lagoa – Açores, Lourinhã, Maia, Mealhada, Odemira, Torres Vedras e a União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão, na qualidade de Vice-Presidentes.

Lagoa continua empenhada neste trabalho em rede, no sentido de melhoria continua das dinâmicas participativas no seu território, onde se visa ampliar e melhorar as práticas de cidadania e o diálogo produtivo entre os vários agentes sociais para instigar à inovação, à criatividade e à participação proactiva da e para a comunidade.

Existe um forte investimento de Lagoa na formação e capacitação dos mais jovens para a intervenção no espaço público através de projetos promotores do contacto entre quem dirige e gere o concelho e os/as estudantes, no sentido de estimular a sua criatividade para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável do território e das suas pessoas, ao mesmo tempo que se procura continuar a apostar na escuta ativa junto dos cidadãos e cidadãs através de processos de participação pública, nomeadamente os Orçamentos Participativos.

Implícito ao desafio exposto, está a necessidade em fortalecer o regime democrático, impedindo as tendências crescentes de populismo e radicalização da sociedade, de notícias falsas e de afastamento das pessoas da vida política, em particular dos/as mais jovens.

“É com enorme satisfação que vejo Lagoa integrada na Rede de Autarquias Participativas. A inclusão de Lagoa nesta estrutura colaborativa que congrega todas as autarquias portuguesas comprometidas com o desenvolvimento de mecanismos de democracia participativa a nível local, é mais uma confirmação do nosso compromisso em continuar a dar passos firmes na construção de um concelho melhor, através de uma verdadeira cidadania ativa e participativa, principalmente junto dos mais jovens. “, refere Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

GC do Mun Lagoa(Algarve)LagoaPortugalParticipa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui