Loulé | “Memorial do Convento” inspira Leitura Coreografada e Oficina de Movimento

0
428
MeiaHistoria

A 18 de fevereiro, pelas 10h00, a Biblioteca Municipal de Loulé recebe “Meia-História Encaixa”, a partir da obra “Memorial do Convento”, de José Saramago, por Dança em Diálogos.

Partindo da obra literária “Memorial do Convento” de José Saramago, “Meia-História Encaixa” surge como parte integrante do programa educativo associada à criação do bailado “Memorial do Convento”. Como primeiro contacto com a obra de Saramago, esta leitura coreografada e oficina para crianças une o universo literário às possibilidades da dança enquanto expressão narrativa que parte do corpo e do movimento.

A sonoridade da palavra e a narração da história encontram eco no corpo do intérprete que se encadeia num movimento narrativo entre os personagens. Poderá um só corpo coreográfico fazer surgir a fluência que narra as histórias de Baltasar, Blimunda, Frei Lourenço e de outras personagens do romance? E de onde surgem as vontades? E como surge a construção de um convento como cenário de uma história de amor que se rodeia das maiores complexidades da atitude humana. Após a leitura coreográfica segue-se uma oficina onde as crianças são convidadas a explorar a base narrativa do movimento e como este se propõe a caracterizar as figuras, o espaço e o tempo da ação do romance.

A sessão tem uma duração aproximada de 55 minutos e destina-se a turmas do 2º ciclo. Já no dia seguinte, sábado, 19 de fevereiro, pelas 10h30, a iniciativa tem como público-alvo crianças dos 8 aos 12 anos, acompanhadas por um adulto. As inscrições podem ser feitas em [email protected]

Este é um evento limitado em termos do número de participantes devido às recomendações da DGS.

GAP da CM LouléMeiaHistoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui