IPO do Porto | 6º episódio “Cancro sem Temor”

0
26
CancroSemTemor

O IPO do Porto lança hoje o 6º episódio do podcast “Cancro sem Temor”, com o tema “Cuidar. Comunicar. Confiar”. Nesta conversa aborda-se a importância da relação médico/doente, em particular perante um quadro oncológico. A forma como a equipa médica pode estabelecer uma relação de confiança com o doente, a segurança que esta relação transmite e o impacto que tem no próprio doente e no seu tratamento são alguns dos aspetos em destaque.

Renato Sousa (doente de Cancro de Pulmão Metastizado), Susana Sousa (Médica Oncologista do IPO Porto) e Flávio Videira (Cirurgião e Orientador da Clínica de Patologia Digestiva), são os intervenientes deste episódio, onde partilham as suas perspetivas, o impacto no doente e a relação que se constrói com o médico. De que forma o estabelecimento de empatia e a capacidade de se colocar no lugar do outro são fundamentais para o profissional de saúde.

“Cancro sem Temor” é um projeto inédito do IPO do Porto, dirigido a toda a população, com o objetivo de realçar a importância de aprender a viver com o diagnóstico de cancro e desmistificar conceitos e ideias sobre esta vivência. Através de diferentes testemunhos e perspetivas, procura-se simplificar e retirar a carga negativa, o medo associado à doença, clarificando diferentes aspetos, para ajudar a lidar melhor com ela. Olhar para a doença de diferentes perspetivas, psicológico, emocional, farmacológico, médico e social. O impacto do diagnóstico no indivíduo e no seu mundo.

O podcast, que conta com o apoio da Novartis, está disponível no canal Youtube do IPO do Porto e nas plataformas de podcast (Spotify e Apple Podcasts).

LPMCancroSemTemor 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui