Petanca | Regresso quase 2 anos depois a nível Nacional

0
333
Petanca2
A época de 2022 deverá marcar o regresso à normalidade das competições nacionais de petanca, após um interregno de quase 2 anos devido à covid-19. A eliminatória de mão a mão, disputada em 1 de março de 2020, foi a última sob a égide da Federação Portuguesa de Petanca.
 
Em 2021 as Associações de Petanca da Madeira e da Zona Norte foram as únicas das 5 associações que, cumprindo as orientações da Direção Geral de Saúde, reiniciaram a atividade com a realização dos seus Campeonatos Regionais.
 
A APZN será a 1ª a iniciar esta temporada, com o Torneio de Abertura que terá lugar este domingo em Lordelo, Paredes, em casa do Clube Amigos da Petanca.
 
Duas semanas depois, a 6 de março, arrancam mais 3 Associações: Algarve e Zona Centro com os Torneios de Abertura em Tavira e Óbidos, sendo, respetivamente, os anfitriões a Associação Onda Sólida Arraial e a União Amigos de Olho Marinho.
Na mesma data, começará a Madeira com a Taça da Região Autónoma, em Machico, na variante de dublete.
 
Barlavento Algarvio e Sudoeste Alentejano é a última a entrar em ação. O Torneio de Abertura e de aniversário da Estrela Desportiva de Bensafrim está agendado para 13 de março em Lagos.
 
São 13 as provas que integram o calendário de 2022 da Federação Portuguesa de Petanca: torneios de abertura, eliminatórias regionais e finais das 3 variantes (mão a mão, dublete e triplete), Taças de Portugal, Algarve, Lisboa, Porto, Abel Ferreira (inter-associações) e Ibérica.
 
Cada uma das 5 Associações de Petanca (Algarve, Zonas Norte e Centro, Madeira e Barlavento Algarvio e Sudoeste Alentejano) têm programas próprios, dos quais fazem parte, para além das atrás referidas, torneios de encerramento, taças associativas, competições regionais promovidas por todos os clubes filiados e ainda internacionais e abertos para divulgação e dinamização da modalidade.
 
A Associação do Barlavento Algarvio e Sudoeste Alentejano é a mais representativa a nível nacional, com 275 atletas (250 homens e 25 senhoras) de 11 clubes (Associação Pétanca Vale da Telha, Centro Cultural Desportivo Câmara Municipal de Lagos, Clube Caça e Pesca de S. Miguel, Clube Desportivo Cultural da Nave, Clube Petanca Montes de Alvor, Clube Recreativo Infante de Sagres, Estrela Desportiva de Bensafrim, Grupo Amigos do Chinicato, Grupo Petanca de Portimão, Juventude Clube de Boavista e Sociedade Recreativa de Barão de S. Miguel).
 
Segue-se a Associação de Petanca do Algarve com  267 (245 masculinos e 22 femininos) de 10 clubes (Associação Cultural de Boliqueime, Associação Onda Sólida Arraial, Centro Cultural Desportivo Trabalhadores da Câmara Municipal de Tavira, Clube Atlético Pontense, Clube Pétanca Escola de Loulé, Clube Pétanca de Faro, Clube Praticantes Petanca de Estoi, Grupo Desportivo Barreiras Brancas, Grupo Desportivo Cultural de Machados e Grupo Desportivo Recreativo Corte António Martins).
 
Depois a Associação de Petanca da Zona Centro com 238 (210 homens e 28 senhoras) de 14 clubes (Associação Académica de Santarém, Associação de Amigos da Petanca de Muge, Associação Cultural e Recreativa da Urqueira, Associação Desportiva Cultural Solidariedade Social do Lavradio, Associação de Moradores Bairro Novo, Associação 20 km de Almeirim, Clube de Campismo de Lisboa, Clube Petanca São Pedro do Estoril, Grupo Desportivo do Granho, Grupo Desportivo Sobreirense Boulodrome, Petanca S. Mamede Batalha, Real Clube Petanca de Alpiarça, União Amigos de Olho Marinho e União Desportiva e Cultural do Alqueidão).
 
A Associação de Petanca da Zona Norte vem a seguir com 160 (150 masculinos e 10 femininos) de 8 clubes (Associação Bússola Partilhada, Casa do Pessoal da RTP-Porto, Centro Recreativo e Cultural de Briteiros, Clube Amigos da Petanca, Clube Caçadores de Rebordosa, Clube Petanca de Estorãos, Clube Petanca de Rebordosa e Clube Petanca das Taipas).
 
E por último a Associação de Petanca da Madeira com 26 jogadores (25 homens e 1 senhora) de 4 clubes (Associação Cultural e Desportiva da Boaventura, Clube Desportivo e Recreativo Santanense, Clube Escola da Torre e Estrela da Calheta Futebol Clube).
 
Serão 966 os atletas que irão representar os 47 clubes filiados em Portugal, sendo que 880 são masculinos e 86 femininos, entre os quais estão 12 juniores e 1 Madeirense em cadeira de rodas.
JVM
Petanca2Petanca3Petanca4Petanca5Petanca6

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui