Faro 2027 | Lançamento do Livro “Europe at Home”

0
132
LivroHome2

A candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura acabou de lançar o livro Europe at Home, uma reflexão artística sobre a pandemia e o seu impacto no quotidiano das famílias e das comunidades na Europa.

Com texto de abertura de Lídia Jorge, a obra Europe at Home reúne textos literários e fotografias de mais de 60 artistas de 30 cidades europeias, numa visão conjunta sobre um momento particularmente exigente nas nossas vidas, marcado pela dureza do isolamento social e dos sucessivos confinamentos.

Segundo Lídia Jorge: “É para mim um prazer participar neste livro. Que este livro e toda a envolvência que o mesmo representa sejam um portal para Faro, uma cidade que pretende ganhar o título de Capital Europeia da Cultura. Sendo a arte e a literatura bens essenciais à vida”

O escritor Sandro William Junqueira e o fotógrafo Vasco Célio, foram os artistas convidados por Faro2027 para representar a cidade de Faro no projeto Europe at Home.

De acordo com Sandro William Junqueira e Vasco Célio, este projeto é revelador da fragilidade humana. Participar no Europe at Home é contribuir para a construção de uma memória para o futuro deste momento sem precedente vivido por todos nós. As fotografias e textos presentes no livro Europe at Home são uma reflexão sobre a imprevisibilidade da natureza e sobre a forma como vivemos as nossas vidas nos dias de hoje.

Criado em 2020, Europe at Home foi pensado, desenvolvido e implementado como um projeto meramente digital, mas ao longo do tempo foi crescendo e ganhando dimensão. A importância da iniciativa, enquanto legado artístico para a memória futura, levou a que 30 cidades europeias se juntassem a Faro2027 nesta iniciativa, que pretende ser um registo único e singular de um período inédito na nossa história coletiva. Assim sendo, rapidamente Europe at Home saltou do site e das redes sociais para o papel, dando agora origem a uma obra com o mesmo nome.

A apresentação pública do livro Europe at Home decorreu na passada segunda-feira, 21 de fevereiro, numa cerimónia que teve lugar no Club Farense. Os livros poderão ser adquiridos no Museu Municipal de Faro.

Poderá assistir ao vídeo do evento aqui:

https://www.facebook.com/faro2027/videos/703480297322115

Faro 2027LivroHome2LivroHome3LivroHome4LivroHome5LivroHome6

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui