‘Altice Portugal’ garante 5G em todas as Capitais de Distrito e nas Regiões Autónomas

0
108
Altice5G

2022 ficará na história das comunicações como o ano do lançamento comercial da rede 5G em Portugal. Para a Altice Portugal, o 5G do MEO é mais um motivo para promover um País a uma só velocidade e a tecnologia como ativo ao serviço de todos os portugueses.

O 5G do MEO está disponível, desde o primeiro dia de janeiro, em todas as capitais de distrito, estando a decorrer um período de experimentação gratuita até 31 de março. Hoje cerca de metade da população no território nacional já tem acesso ao 5G da Altice Portugal e todos os tarifários MEO são compatíveis com o 5G.

A Altice Portugal acredita que a tecnologia é um facilitador da coesão social e territorial pelo que o investimento na robustez e expansão das suas redes tem sido contínuo e constante. Dos 3 mil milhões de euros investidos, um terço foi dedicado a dotar o País de infraestruturas fixas e móveis, que hoje dão acesso a comunicações de alto débito. São 6 milhões de casas e de empresas com fibra ótica da Altice Portugal e uma rede móvel 4G com cobertura praticamente integral da população (99,7%).

As Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores têm sido também uma prioridade na defesa da igualdade de acesso e da proximidade ao território.

A Madeira atingiu, no final de 2021, os 97% de cobertura de fibra ótica. E a rede móvel assegura uma cobertura de cerca de 99,5% em 4G tanto na Ilha da Madeira como na Ilha do Porto Santo. Hoje cerca de metade da população do Funchal já pode ter acesso ao serviço 5G do MEO.

Nos Açores, a rede de fibra ótica irá alcançar, este ano, um valor superior a 97% de cobertura da população e a rede móvel 4G situa-se nos 97,33% estando previstas 20 novas estações móveis. Ponta Delgada tem acesso ao 5G desde 1 de janeiro, sendo que a nova rede móvel vai estar disponível em todas as ilhas do arquipélago até ao final deste ano.

Estas infraestruturas são fundamentais para a adoção gradual do 5G e para tirar partido das novas oportunidades na dinamização da economia, das indústrias, dos serviços públicos, mas também na melhoria da prestação de cuidados de saúde e na educação.

A Altice Portugal congratula-se por protagonizar esta nova e disruptiva era da tecnologia móvel cujo potencial é especialmente relevante para o desenvolvimento do tecido empresarial, nomeadamente para a indústria.

A Altice Empresas está já a trabalhar com um cliente numa solução de fábrica, suportada pela rede 5G, que permite aumentar a eficiência fabril. Esta solução vem garantir uma tomada de decisão mais fácil, dando a conhecer a performance do processo produtivo, ajudando a simular novos cenários de produção com uma réplica 3D do chão de fábrica e facilitando o treino virtual dos colaboradores. Sendo o 5G uma rede mais robusta, vai permitir que toda a informação recolhida seja transmitida, processada e integrada em tempo real num gémeo digital, dotando a fábrica de uma operação verdadeiramente inteligente.

Para uma experiência indoor em ambiente de grandes eventos desportivos ou culturais, refira-se, a título de exemplo, a cobertura 5G MEO do Estádio do Dragão, da Cidade do Futebol, da maior sala de espetáculos do País, a Altice Arena e do Autódromo Internacional do Algarve.

“Acreditamos que o 5G é uma ferramenta para garantir a universalidade de acesso das comunicações a todos os portugueses. Por isso o 5G MEO está disponível, desde a primeira hora do ano, em todas as capitais de distrito dando início a uma nova era tecnológica. De norte a sul, no litoral e no interior e nas Ilhas da Madeira e dos Açores. Para a Altice Portugal todos contam. Por um Portugal mais competitivo, mais digital e mais inclusivo” afirma Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal.

Estima-se que, nos próximos cinco anos, o número de subscrições 5G atinja os 4,4 mil milhões em todo o mundo (metade de todas as subscrições móveis). Estes dados do Ericsson Mobility Report refletem a importância desta nova tecnologia móvel e a forma como irá alterar o cenário nacional e mundial das telecomunicações.

A Altice Portugal, alicerçada num legado histórico de inovação e na confiança dos clientes MEO e Altice Empresas começa agora, também na tecnologia 5G, a consolidar a sua liderança de mercado.

Altice PortugalAltice5G

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui